A modernização das farmácias esteve em discussão com contributos do INESC TEC

A fertilização cruzada e a atualização tecnológica das farmácias, pensando no futuro, foram dois dos contributos deixados por investigadores do INESC TEC no evento que decorreu na Alfândega no Porto. Foram ainda apresentados alguns dos resultados da agenda HfPT – Health from Portugal.

Foi apenas a primeira edição da Altantic Health Wellness Summit, mas o evento que se propôs criar uma “plataforma revolucionária onde o futuro da saúde e bem-estar é reimaginado” reuniu, ao longo de dois dias, cerca de 300 participantes com o objetivo de fortalecer pontes entre o setor da saúde e da tecnologia. O INESC TEC esteve presente de forma destacada, permitindo, nas palavras de Carlos Ferreira, business developer do TEC4Health, “estabelecer diversos contactos empresariais com potenciais novos parceiros”.

“Numa era amplamente dominada pelos desenvolvimentos da inteligência artificial, é crucial que as farmácias se modernizem e adotem algumas das soluções que têm vindo a ser integradas no nosso quotidiano. A fertilização cruzada — ou seja, a adaptação de práticas bem-sucedidas de outros setores ao contexto das farmácias — é uma dessas opções”, contextualiza também o investigador.

A fertilização cruzada foi precisamente um tema dominante da intervenção de José Carlos Caldeira, consultor da administração do INESC TEC, intitulada Access to Innovation and Crosss Fertilization. Da agenda fez ainda parte apresentação assinada por Miguel Coimbra, coordenador do TEC4Health e investigador do instituto, sob o mote Technology changing processes in Healthcare. A necessidade de modernizar o setor esteve patente nas duas partilhas, num exemplo significativo do peso que as duas ideias assumem nas linhas de investigação do INESC TEC.

“As propostas do INESC TEC nos seus projetos de investigação reforçam esta tendência, abrangendo sistemas de recomendação automatizada de remessas, otimização de rotas de transporte, assistentes virtuais, plataformas de saúde preventiva, dispositivos IoT para gestão de inventário e recolha de dados através de dispositivos PoC”, prossegue Carlos Ferreira.

Nos dois dias na Alfândega do Porto houve ainda tempo para a divulgação, por parte de Diogo Miguel Matos, investigador do INESC TEC na área da Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes, de alguns resultados de investigação da agenda mobilizadora do Plano de Recuperação e Resiliência HfPT. O trabalho, que tem como objetivo desenvolver robótica móvel para o transporte de medicamentos em farmácias, está em sintonia com muitos dos projetos nos quais o INESC TEC tem participado e contribuído para diversos setores. O projeto tem fim previsto em dezembro do próximo ano, com os próximos passos a passarem por testes de piloto em ambiente farmacêutico.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal