O que começou com um algoritmo para capitalizar o valor da informação e dos dados dos parques eólicos e solares, é hoje uma plataforma inovadora para a previsão de produção de energia renovável, nomeadamente no setor de energia eólica offshore. A Predico, desenvolvida pelo INESC TEC, já está a ser testada em ambiente operacional, com a Elia, operador de sistema da Bélgica e Alemanha.
Mais do que uma plataforma de previsão de energia, a Predico propõe uma abordagem colaborativa e um mercado de dados: interliga as empresas interessadas em previsões de produção renovável com os fornecedores dessas previsões. “As empresas interessadas financiam desafios de previsão específicos, enquanto os fornecedores submetem as suas previsões e são remunerados com base no seu erro de previsão e na relevância dos seus dados para a previsão colaborativa da plataforma. Este sistema, baseado em aprendizagem automática (machine learning), é capaz de combinar previsões individuais e otimizar a precisão, um fator determinante para uma gestão do sistema elétrico mais eficiente”, avança Ricardo Andrade, investigador do INESC TEC.
Será, assim, possível reduzir o erro das previsões de cada fornecedor, facilitando uma integração mais fluida da energia eólica na rede elétrica e respondendo à crescente necessidade de soluções de previsão no setor das energias renováveis.
Mas recuemos a 2021, quando, no âmbito do projeto europeu Smart4RES, Carla Gonçalves e Ricardo Bessa avançavam com um protótipo que evoluiu até se tornar num software robusto e acessível, e que já está disponível, em código aberto.
“Começámos por usar dados de produção em tempo real de um conjunto de parques eólicos e solares para ajudar outros pontos de geração de eletricidade renovável a reduzir os erros de previsão da sua produção. E agora estamos já na fase de disponibilizar uma plataforma que permitirá o acesso externo a esta solução”, refere Ricardo Bessa, coordenador na área de energia do INESC TEC.
O contacto da Elia, que lançou o desafio de desenvolver uma solução ajustada para a previsão da produção de energia renovável, focada no setor da energia eólica offshore e abrangendo previsões de potência média e rampas, foi decisivo para o desenvolvimento e demonstração da plataforma em ambiente industrial.
O futuro…é previsível?
A inovação da Predico reside na capacidade de gerar previsões probabilísticas detalhadas, oferecendo ao mercado uma visão sem precedentes da produção eólica, respondendo às necessidades complexas dos operadores de rede.
“Não se trata apenas de criar previsões probabilísticas para a potência média, que já é amplamente usada na indústria, mas também para a variabilidade e a identificação de rampas, incluindo direção e magnitude)”, explica Ricardo Andrade. Adicionalmente, o sistema inclui uma componente que identifica e quantifica o valor dos dados fornecidos por cada participante para o comprador. “Esta funcionalidade é particularmente inovadora num contexto saturado de informação, pois permite discernir os dados que realmente acrescentam valor. Isto promove a criação de incentivos justos para a partilha de informação, criando um mercado de dados e previsão saudável e facilitando cadeias de colaboração que beneficiam os participantes e que acrescentam real valor para o comprador”.
O objetivo do INESC TEC é continuar a evoluir esta tecnologia além da prova de conceito, com o desenvolvimento de novas funcionalidades e modelos de negócio robustos que evidenciem claramente as vantagens competitivas para os clientes industriais.
“O nosso objetivo é que a Predico se torne a referência no mercado de previsão de energias renováveis. Esta plataforma tem o potencial de transformar o setor energético, promovendo um sistema de previsão colaborativa que beneficia todos os intervenientes da cadeia de valor e contribui de forma significativa para a transição energética sustentável”, afirma Ricardo Bessa.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.