Um encontro internacional e multicultural, que reuniu a Comunidade INESC TEC e as suas famílias, para assinalar o Nowruz (Ano Novo Persa) e o Eid al-Fitr (feriado que assinala o final do Ramadão) – assim se celebrou o ambiente diverso da Instituição. O encontro, organizado pela Comissão para a Diversidade e Inclusão (D&I) do INESC TEC, contou ainda com um momento musical protagonizado pelo Afghanistan National Institute of Music (ANIM).
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto reuniu a Comunidade para celebrar a diversidade e a multiculturalidade. Este ano, o encontro contou com participantes de dez nacionalidades distintas, em representação de quatro continentes. “Foi um dia de reflexão, celebração e partilha gastronómica, enriquecido por apresentações de colegas que compartilharam as suas vivências e tradições”, contam os membros da Comissão D&I.
“Mohammad Hossein Zolfagharnasab, investigador na área das telecomunicações e multimédia, de nacionalidade iraniana, transportou-nos para o Irão ao descrever como ele e a sua família celebram o Nowruz. Já Shazia Tabassum, investigadora na área de inteligência artificial, apresentou-nos a Índia majestosa, explicando como costumava passar o Eid al-Fitr no seu país natal”, recorda a Comissão.
Além da partilha de experiências, os participantes do evento tiveram a possibilidade de assistir a um momento musical protagonizado pelo Afghanistan National Institute of Music (ANIM). “Foi uma oportunidade única para mergulhar nas histórias incríveis dos músicos afegãos e viajar pela riqueza cultural do Afeganistão”, acrescenta a equipa da Comissão D&I.
De acordo com a Comissão, este evento anual demonstra o poder da diversidade em fortalecer a Comunidade e fomentar a inclusão. “Ao celebrarmos tradições de diferentes culturas, promovemos o diálogo, a empatia e a união”, reforçam, deixando um apelo à reflexão: “mas, apesar do que tem sido feito, que outras iniciativas poderíamos criar para tornar o nosso ambiente ainda mais acolhedor e representativo?”. O evento terminou com um momento de convívio gastronómico, com pratos típicos.
Recorde-se que o INESC TEC acolhe mais de duas centenas de colaboradores de outros países, num total superior a 40 nacionalidades. O foco nas pessoas e inclusão é um dos valores da instituição, que, no seu plano estratégico para o horizonte 2023-2030, mais concretamente nos seus compromissos estratégicos, contempla a diversidade de talentos e o acolhimento de investigadores internacionais, cultivando um ambiente inclusivo e de livre pensamento.
A equipa da Comissão D&I é composta por: Ana Filipa Sequeira, Ana Lopes, Aurora Teixeira, Tiago Gonçalves e Tiago Silva.