Capacitar a criatividade com Inteligência Artificial: há um projeto europeu que está a desenvolver estas competências e o INESC TEC faz parte

Chama-se AI-SCRETT (o acrónimo de AI-Supported Education for Creative Empowerment through Responsible Technology and Training), foi oficialmente aprovado em março de 2025 e tem 7,2M€ para desenvolver competências digirais avançadas com foco na intersecção entre a criatividade e a inteligência artificial (IA). O INESC TEC é um dos parceiros deste projeto financiado pelo programa Digital Europe da Comissão Europeia.

O AI-SECRETT vai, durante quatro anos, formar uma nova geração de profissionais com competências digitais, capazes de impulsionar as três grandes transições europeias: digital, verde e social.

Este projeto vai contribuir diretamente para os objetivos da União Europeia da Década Digital, que tem como missão formar 20 milhões de especialistas nas áreas das tecnologias de informação e comunicação (TIC) até 2030, com foco no equilíbrio de género e na inclusão digital. Mas vai também apoiar o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) e a Nova Bahaus Europeia, refletindo a visão que a Europa tem para a sustentabilidade, cultura e inovação.

O INESC TEC vai liderar o design e desenvolvimento das ferramentas tecnológicas que vão suportar a experiência de aprendizagem no ecossistema do projeto bem como coordenar a articulação com stakeholders Europeus relevantes (outras entidades de investigação e inovação, plataformas tecnológicas, associações europeias e empresas). Está previsto o desenvolvimento de uma plataforma digital inteligente com recurso a IA para personalizar percursos de aprendizagem, adaptar conteúdos aos perfis dos diferentes utilizadores e apoiar profissionais, nomeadamente professores e formadores, no desenho das atividades pedagógicas.

Contributos ao nível da integração de sistemas de recomendação e analítica preditiva, capazes de promover uma formação mais eficaz, envolvente e orientada para os desafios reais do mercado e da sociedade estão também previstos no design e desenvolvimento das ferramentas tecnológicas que o Instituto está a liderar.

“É nossa preocupação também garantir que todas as soluções técnicas que vão ser desenvolvidas estão alinhadas com os princípios de uma IA ética, transparente e respeitadora da diversidade cultural”, explica Ricardo Migueis, responsável pela representação do INESC TEC em Bruxelas, através do INESC Brussels Hub, e coordenador, por parte do Instituto, deste projeto.

Com parceiros em países como Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Suécia, Finlândia, Bélgica, Portugal, França, Noruega e Bósnia e Herzegovina, o AI-SECRETT assume um posicionamento de geração de impacto transfronteiriço e estabelecimento de um novo padrão para a educação em IA na Europa.

O projeto é liderado pela Universidade de Valência (Espanha) e reúne 23 parceiros de 11 países europeus, incluindo centros de investigação como o INESC TEC, mas também universidades, PME, autoridades públicas e organizações culturais.

O AI-SECRETT vai ainda desenvolver um programa educativo abrangente — incluindo um mestrado conjunto totalmente online e módulos de formação mais curtos — que integra tecnologia e criatividade para responder a desafios reais da sociedade.

A participação do INESC TEC no AI-SECRETT reforça a aposta estratégica do Instituto na área da educação digital e na sua aplicação transversal a setores como as indústrias culturais e criativas, com impacto direto nas transições digital, verde e social da Europa.

Fazem parte do consórcio, para além do INESC TEC e da Universidade de Valência, Universidad de Murcia, Universitat Politècnica de València, Culturalink, CINK Venturing, Inspiring Futures, Promoción de la Ciudad de Las Palmas de Gran Canaria S.A. e da Generalitat Valenciana – Espanha -, a Cognito S.R.L., Uniri., TÜV Thüringen Italia S.R.L. e a Università degli Studi Gabriele d’Annunzio – Itália -, a Hochschule Wismar – Alemanha -, o THE FACTORY IKE (JOIST) – Grécia  Da Suécia participa a Region Värmland, e da Finlândia a LAUREA-AMMATTIKORKEAKOULU OY. Os parceiros belgas incluem a KEA European Affairs e o The Lisbon Council. Portugal está representado pelo INESC TEC. A França contribui com a ESAD-GV e a Relais Culture Europe (parceiro associado). A Noruega participa através da NTNU – Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, e a Bósnia e Herzegovina com a Agência de Desenvolvimento da cidade de Prijedor (PREDA).

O AI-SECRETT não é apenas um projeto académico, é concebido para ser prático e alinhado com as necessidades do mercado. É, nesse sentido, que parceiros industriais como a CINK Venturing, Cognito S.R.L., JOIST e KEA European Affairs vão assegurar que os conteúdos de formação estão alinhados com as necessidades reais do setor e as tendências de inovação. Por sua vez, instituições públicas como a Consellería de Educación (Valência) e a Region Värmland (Suécia) vão garantir a ligação entre aprendizagem, estratégias regionais de desenvolvimento e objetivos políticos europeus.

A presença de parceiros culturais como a ESAD-GV, Relais Culture Europe e Culturalink vem reforçar a importância de integrar as dimensões artísticas e criativas na transformação digital. Assim, o AI-SECRETT pretende mostrar como a IA pode capacitar — e não substituir — a expressão humana.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal