Casa cheia no primeiro Open Day de Energia do INESC TEC

Um dia totalmente dedicado à energia e à inovação, com pitches de investigadores, uma mesa-redonda sobre os desafios do setor e uma happy hour com demonstrações tecnológicas. Foi este o mote do evento “Energy Technology Open Day”, organizado pelo INESC TEC, e que reuniu mais de 150 participantes.

 

Quem se reuniu no Auditório Nobre da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no passado dia 3 de dezembro, teve a oportunidade de mergulhar a fundo no futuro da energia. Mais do que debater os desafios do setor, este foi o momento de trocar ideias e apresentar soluções. No final, uma certeza: o INESC TEC já dá cartas quando se fala de avanços em redes inteligentes, mobilidade elétrica, energias renováveis e hidrogénio verde.

Alberto Bernardo, business developer na área de Energia do INESC TEC, quis dar voz aos investigadores e aos seus projetos, no momento “Watt the Tech?! Pitch 4 All”. “A melhor forma de mostrar que o INESC TEC tem o potencial de transformar o setor energético, é através dos seus projetos. As 15 apresentações selecionadas para a sessão de Pitch são apenas uma amostra daquilo que temos feito, tanto ao nível da otimização da rede elétrica de baixa tensão, como na análise de dados e previsão de produção de energia renovável, na otimização da operação de sistemas de armazenamento de energia em baterias, no provimento de flexibilidade associada ao carregamento de veículos elétricos, ou nas plataformas digitais para a gestão de comunidades energéticas, entre muitos outros”, explica.

O vencedor da sessão de pitches foi Gil Sampaio com a apresentação “Low Voltage Grid Management Functions” que aborda um sistema baseado em dados para gestão eficiente de redes de baixa tensão, e que usa funcionalidades que visam melhorar a monitorização em tempo real para otimizar o desempenho da rede elétrica de baixa tensão.

Da academia para a indústria, debateu-se como enfrentar os desafios atuais e futuros do setor energético. A mesa-redonda “Tech Talk at the Round Power Table” juntou João Martins de Carvalho, membro do conselho de administração da E-Redes, Nuno Fitas Mendes, administrador-delegado da Portgás, Isabel Lima, diretora de marketing da I-charging, Rogério Dias Paulo, diretor de desenvolvimento de negócio da Critical Software e Miguel Gomes, Diretor de tecnologia da EFACEC, moderados por João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC.

Foram abordados temas como a necessidade de melhorias significativas nas Redes Inteligentes (Smart Grids), com foco na integração de tecnologias emergentes, de forma a otimizar o funcionamento das redes elétricas; a expansão das infraestruturas de mobilidade elétrica, considerando o aumento do número de veículos elétricos e os serviços de flexibilidade que estas infraestruturas podem oferecer à rede elétrica; o impacto da microgeração na rede de baixa tensão; o impacto da energia eólica offshore na rede de muito alta tensão e em que medida a energia eólica offshore aportará maior volume de negócio à indústria portuguesa; e a viabilidade da produção de hidrogénio verde em Portugal, bem como os possíveis investimentos necessários para o desenvolvimento deste novo setor.

A primeira edição do Energy Technology Open Day foi um sucesso e, para João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC, faz todo o sentido continuar a criar pontes entre diferentes players do setor energético, em momentos como este. “Este evento reforça o compromisso do INESC TEC em promover a inovação e a transferência de tecnologia, contribuindo para a transição energética e a sustentabilidade. Juntámos, no mesmo espaço investigadores e especialistas da indústria potenciado o networking e a troca de ideias. A mostra tecnológica foi um sucesso e é uma porta de entrada para futuras colaborações”, conclui.

O evento irá voltar em 2025, mantendo a ambição de fomentar a colaboração entre o INESC TEC e a indústria, a fim de impulsionar a inovação em prol do setor energético, enaltecendo e destacando o trabalho dos investigadores do INESC TEC.

 

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia tem ligação ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal