Cidade de Espinho distingue “rigor científico” de investigador do INESC TEC

Alberto Adrego Pinto foi homenageado na sessão solene do Dia da Cidade de Espinho. A cerimónia destacou a “paixão pelo ensino” do investigador do INESC TEC.

O investigador do INESC TEC Alberto Adrego Pinto foi homenageado no “Dia da Cidade de Espinho”, uma iniciativa que distingue personalidades que deixaram a sua marca na comunidade local.  O “rigor científico e capacidade de gerar conhecimento inovador” valeram ao matemático o diploma de louvor no domínio científico e tecnológico.

Na cerimónia, enquadrada nos 51 anos de elevação de Espinho a cidade, sublinhou-se a “paixão pelo ensino” – e pela matemática – do Professor Catedrático no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Esta foi a segunda homenagem de Espinho a Alberto Pinto: em 2007, o investigador do INESC TEC recebeu a Medalha de Honra da Cidade e o título de Cidadão de Espinho.

Com uma longa carreira ligada ao ensino, o investigador do INESC TEC foi ainda Professor Catedrático na Universidade do Minho. É atualmente diretor do curso de Doutoramento em Matemática e Aplicações na FCUP.

O investigador foi um dos sete distinguidos da sessão solene. Fotografia: CM Espinho

Na investigação, o seu foco são as áreas de Sistemas Dinâmicos e Teoria de Jogos. Para além dos seus trabalhos em Matemática Pura, dedica-se também à criação e estudo de modelos matemáticos em diversas áreas: física, sociologia, economia,  finanças, imunologia, epidemiologia, clima e energia.

A sessão solene do Dia da Cidade de Espinho 2024 decorreu no passado dia 16 de junho, no Centro Multimeios de Espinho. Para além de Alberto Pinto, foram distinguidas outras seis personalidades.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal