Conferência de reconhecimento de padrões conta com participação expressiva do INESC TEC 

Evento promovido pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões contou com 32 artigos de investigadores do INESC TEC. Helena Montenegro, investigadora da instituição, venceu o prémio de Melhor Artigo com o trabalho “Cold Diffusion Model for Decomposing Identically-Distributed Superimposed Images”. 

Promover a cooperação, a troca de conhecimentos e o networking. Foram estes alguns dos objetivos da Conferência Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (RECPAD), que este ano se realizou em Aveiro, e contou com uma participação expressiva do INESC TEC. Ao todo, foram 32 os artigos assinados por investigadores da instituição que figuraram na lista de trabalhos aceites, 126 no total, cobrindo tópicos como o reconhecimento de padrões, análise e processamento de imagens, visão por computador e análise de imagem biomédica. 

Especificamente, acrescenta Ana Filipa Sequeira, investigadora do INESC TEC, os artigos colocam “particular ênfase em imagem médica”. “Foram desenvolvidos trabalhos que visam ajudar clínicos na área do cancro da mama e no cancro do pulmão, quer para melhorar o planeamento cirúrgico como para apoiar no processo de diagnóstico precoce.” 

Entre os trabalhos aceites, constava o desenvolvido por Helena Montenegro, sob orientação do investigador do INESC TEC Jaime Cardoso. Intitulado “Cold Diffusion Model for Decomposing Identically Distributed Superimposed Images”, este artigo – que visa demonstrar que técnicas comuns de anonimização baseadas na média de imagens podem ser revertidas, revelando riscos importantes para a privacidade em contexto de aplicações biométricas e de saúde – foi reconhecido com o Prémio de Melhor Artigo. 

O trabalho desenvolvido no INESC TEC nos tópicos abordados na RECPAD, organizada anualmente pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões tem sido, nas palavras de Ana Filipa Serqueira, “um alicerce fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras, atuais e de elevada relevância para a nossa sociedade”. “Os vários projetos em que a instituição se encontra envolvida têm permitido não só o desenvolvimento de trabalho cientificamente relevante em diferentes áreas de reconhecimento de padrões e visão por computador, mas também de soluções com elevado interesse em termos de aplicações no mundo.” 

A divulgação desta investigação junto da comunidade científica nacional, sobretudo quando considerada a diversidade do trabalho desenvolvido, é vista, por isso, com bons olhos pela investigadora, que vê nesta participação uma oportunidade para “aumentar a visibilidade e o reconhecimento da instituição”, o que potencia o “acesso a novos financiamentos e parcerias estratégias com outras instituições ou investigadores”. 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal