Dia dedicado à inovação agrícola foi terreno fértil para o INESC TEC mostrar soluções de robótica e automação

O INESC TEC apresentou uma imagem do futuro da agricultura e as respostas para os desafios que aí vêm. Administrador da Herculano elogiou o “parceiro tecnológico de eleição” da empresa.

Com as mais recentes inovações e avanços tecnológicos no mundo agrícola debaixo do holofote, o INESC TEC apresentou as soluções que está a desenvolver no campo da robotização e automação. A montra foi o Agritec Day, organizado pela Herculano, que juntou clientes, fornecedores e parceiros em prol da valorização do setor.

Filipe Neves dos Santos subiu a palco para apresentar os desafios futuros da agricultura e como as respostas do Instituto já correm em muitos campos portugueses.  Numa intervenção que foi também uma viagem pela evolução recente da mecanização e pelo potencial por explorar dos robôs e drones, o investigador do INESC TEC adiantou que a parceria com a Herculano deverá colher novos frutos já nos próximos dois anos: um robô capaz de poda e colheita está a caminho de juntar-se aos de monitorização e pulverização já em operação.

O investigador reforçou ainda a forma como engenheiros agrónomos, mecânicos e eletrotécnicos do INESC TEC constroem soluções para problemas de agricultura, sempre em busca de as validar no terreno.

Fotografias: © Revista Voz do Campo

Para não ficar só pelas palavras, o INESC TEC levou mesmo o robô Modular-E (que acabou de vencer mais um prémio) para o evento. Desenvolvido em parceria com a Herculano, é capaz de transportar várias ferramentas e dar uma resposta sustentável no controlo da vegetação e fertilização.  O investigador reforçou que estas máquinas, “mais pequenas, compactas e automatizadas”, podem vir a ter um custo “mais adequado ao agricultor” – e, assim, chegarem a mais terrenos.

A visão de Filipe Neves dos Santos foi elogiada por Fernando Jorge Pinto, administrador do Grupo Ferpinta, que detém a Herculano. “Tivemos oportunidade de explorar o futuro da agricultura, com a brilhante intervenção do Filipe Neves dos Santos, do INESC TEC, o nosso parceiro tecnológico de eleição, que nos trouxe uma versão clara do impacto que a automação e robotização terão no nosso setor”, referiu, na nota de encerramento do Agritec Day.

O evento decorreu no dia 24 de outubro no Europarque, em Santa Maria da Feira, com discussões que foram da valorização do chorume – “antes visto como um resíduo problemático, agora como uma fonte útil, sustentável e valiosa para a agricultura”, aponta a Herculano, em comunicado – às novas soluções da Herculano para o terreno agrícola.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal