Do laboratório para a escola: INESC TEC participou no Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola

O INESC TEC participou no Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) e, durante dois dias, ajudou a “construir o futuro do conhecimento”, em conjunto com os Clubes Ciência Viva na Escola, os Centros Ciência Viva e várias instituições científicas de todo o país.

Projetos, debates, oficinas e partilha de experiências: este foi um evento que colocou estudantes, docentes e cientistas à conversa e juntou mais de duas mil pessoas.  O bichinho da ciência entranha-se desde muito cedo, e por isso, saímos do laboratório para mostrar de que forma é que a investigação do INESC TEC está a impactar a nossa sociedade. Como? Usamos o projeto Ecovale como bandeira do trabalho de sensibilização para a vulnerabilidade energética e para a eficiência energética, que desenvolvemos junto das escolas. E o que começou em Vila Nova de Famalicão e Barcelos começa agora a estender-se a outros concelhos. No stand do INESC TEC, os visitantes puderem testar os seus conhecimentos sobre eficiência no uso de eletrodomésticos num jogo didático.

Zenaida Mourão, investigadora do INESC TEC, dinamizou uma sessão paralela – “Lições sobre eficiência energética com a Ariz e a Nefi: o projeto Ecovale” – , que procurou descobrir os problemas energéticos de uma cidade. “Porque é que falhou a energia?” foi o desafio lançado e, numa viagem a diferentes casas, os mais pequenos tiveram de identificar os problemas e encontrar soluções.

O Fórum foi também uma oportunidade de alunos e professores conhecerem de perto os domínios de investigação do INESC TEC: da Inteligência Artificial à Bioengenharia, passando pelas Comunicações, Ciência e Engenharia dos Computadores, Fotónica, Engenharia e Gestão de Sistemas, Robótica e Sistemas de Energia. Curiosos e participativos, os jovens que encheram o Centro de Congressos da Alfândega traziam perguntas – “Sabem fazer um chatGPT?”. “O que faz um engenheiro?”. “Investigam o fundo do mar?”. -, mas também muito conhecimento para partilhar. A iniciativa “Vem descobrir o admirável mundo da ciência e da engenharia” que decorre entre os dias 7 e 9 de maio, foi a resposta para os que querem explorar ainda mais a fundo o trabalho de investigação do INESC TEC.  Esta semana aberta vai permitir aos estudantes do ensino secundário participarem em atividades em áreas como Energia, Robótica (Marinha, Industrial e Agrícola) e Comunicações.  Outros quiseram já garantir a sua participação no programa de estágios de verão – Ciência Viva no Laboratório – e descobrir “Como é que a ciência e a engenharia estão a revolucionar a saúde?”, que decorre entre os dias 7 e 11 de julho.

Atualmente a Rede de CCVnE é composta por 897 clubes.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal