Do laboratório para o auditório: em dia aberto, INESC TEC dá a conhecer a sua Energia

160 participantes, sete pitches, uma mesa-redonda com cinco especialistas, uma exposição de soluções tecnológicas e um tema em comum: a Energia. Na segunda edição do Energy Technology Open Day do INESC TEC, discutiu-se o presente e o futuro do setor energético – e tópicos como comunidades de energia, mobilidade elétrica, digitalização ou integração de energias renováveis tomaram o palco.

Afinal, que soluções estão a ser trabalhadas, no INESC TEC, para dar resposta aos desafios do setor energético? Em 2025, o Instituto lançou a segunda edição de um dia aberto dedicado à Energia e convidou a indústria, a academia e os decisores para conhecerem, verem de perto e até experimentarem algumas das soluções que estão a ser desenvolvidas pelos investigadores.

O Energy Technology Open Day arrancou com a sessão de apresentações “Watt’s Next?” – sete pitches que deram a conhecer projetos inovadores em áreas como carregamento de veículos elétricos, gestão de ativos para geração de energia hidroelétrica, comunidades de energia, comunicações, inteligência artificial, deteção de gases e operação de microrredes.

Depois, foi a vez de um conjunto de especialistas nacionais se juntar numa mesa-redonda para discutir o presente e o futuro do setor, em particular das redes de distribuição. Com moderação de João Peças Lopes, Diretor do INESC TEC, participaram nesta mesa-redonda, Andreia Carreiro (Cleanwatts Digital), Rui Lameiras (Agenda ATE – Aliança para a Transição Energética), João Rosa Dias (Siemens eMobility) e João Miranda Santos (Coopérnico), tendo debatido a implementação de comunidades de energias renováveis, as novas funcionalidades para as infraestruturas da mobilidade elétrica, a digitalização e a inteligência artificial, aplicadas na rede de baixa tensão, bem como a integração de energias renováveis e de outros recursos DER (Distributed Energy Resources).

Do debate, surgiram ainda questões como a transição energética e a importância do acesso a dados – e ferramentas de inteligência artificial que possam explorar esses dados para apoiar a operação das redes elétricas de baixa tensão – num contexto de digitalização; a acumulação de energia renovável e complexidade das redes de baixa tensão; e os desafios da interoperabilidade entre os diferentes tipos de DER e os sistemas de gestão – centralizados e distribuídos.

O evento contou ainda com a atribuição do prémio de melhor pitch, cujo júri foi constituído por todos os participantes, que tiveram a oportunidade de votar naquela que consideraram ser a melhor apresentação. Na edição de 2025 do Energy Technology Open Day, o vencedor do prémio de melhor pitch foi António Coelho, investigador na área de sistemas de energia.

Este é um evento que pretende ser um espaço de partilha de inovações com a marca INESC TEC, e que tenham como denominador comum o tema da Energia. O objetivo do Energy Technology Open Day passou por proporcionar oportunidades de diálogo e colaboração, entre os participantes, aproximando a ciência e a tecnologia do ecossistema empresarial. Tanto que, além de assistirem às apresentações e à troca de ideias, na mesa-redonda, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer as soluções apresentadas pelos investigadores, durante a sessão de pitch e numa exposição de soluções tecnológicas.

A segunda edição do Energy Technology Open Day realizou-se no dia 15 de outubro no Auditório Nobre da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal