Dos robôs autónomos à Realidade Virtual: A visão INESC TEC para a Indústria no 360 Tech Industry

O INESC TEC marcou presença em mais um 360 Tech Industry, desta vez com tecnologias que foram desde veículos robóticos autónomos, a sistemas de realidade virtual e robôs autónomos que operam em locais potencialmente perigosos para os seres humanos. A exposição de dois dias, que decorreu na Exponor, reuniu especialistas em automação, robótica e aplicações 5G e o INESC TEC passou uma mensagem clara da visão que tem para as fábricas do futuro. 

O stand do INESC TEC atraiu o público com uma grande variedade de tecnologias. Um veículo robótico autónomo, concebido para agilizar o transporte de materiais nas fábricas, foi o testemunho da aposta do instituto na eficiência logística. Perto dali um sistema de controlo remoto oferecia um vislumbre de um futuro em que máquinas industriais operadas à distância transformam potencialmente a dinâmica do local de trabalho. 

A Realidade Virtual (RV) também esteve no centro das atenções, com o INESC TEC a demonstrar como as tecnologias imersivas podem revolucionar a formação da força de trabalho – uma abordagem ao desenvolvimento de competências que pode revelar-se crucial à medida que as indústrias se adaptam às exigências da chamada “Quarta Revolução Industrial”. 

Os visitantes foram particularmente atraídos pelo robô quadrúpede autónomo, concebido para fornecer conetividade sem fios em ambientes complexos. Esta solução inovadora demonstra as potenciais aplicações para manter a comunicação em ambientes industriais dinâmicos ou perigosos, onde o acesso humano pode ser limitado ou perigoso. 

O instituto também apresentou dispositivos portáteis destinados a monitorizar a saúde e a segurança dos trabalhadores, realçando a crescente ênfase no bem-estar em ambientes industriais. 

António Almeida, investigador do INESC TEC, explica a importância das tecnologias apresentadas: “Estas soluções vão revolucionar a forma como as pessoas interagem com os sistemas produtivos através da tecnologia, aumentando o bem-estar das pessoas e o seu valor, alocando-as a tarefas de maior valor acrescentado”. 

O evento contou ainda com uma série de conferências intitulada “Let’s Talk?“, onde líderes da indústria discutiram iniciativas como a Produtech DIH, a parceria EIT Manufacturing e a recente aliança do Industry Club. Estes debates sublinharam o esforço de colaboração necessário para fazer avançar a inovação industrial. 

“À medida que as fábricas evoluem para ambientes inteligentes e conectados, as tecnologias em exibição no 360 Tech Industry oferecem uma antevisão de como os processos industriais podem ser otimizados para a produtividade e a segurança”, explica António Almeida.  

O papel do INESC TEC nesta transformação reforça a posição de Portugal como um ator importante no futuro da tecnologia de fabrico. “Com estes avanços, as linhas de produção de amanhã poderão ser muito diferentes das de hoje”, remata o investigador.  

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal