Elétricos, autónomos e conectados: INESC TEC integra consórcio que quer construir os veículos do futuro

Investigação do INESC TEC em sistemas robóticos e de perceção 3D e no campo dos Digital Twins ajudam a abrir caminho rumo à transformação digital do cluster automóvel nacional. 

O INESC TEC esteve presente na sessão pública de apresentação final do projeto “PAC – Portugal Auto Cluster for the future”. O programa está integrado na plataforma Mobinov – Cluster Automóvel de Portugal, que visa preparar o setor automóvel nacional para as transformações tecnológicas na mobilidade. 

A investigadora do INESC TEC, Cláudia Rocha, apresentou os contributos da investigação desenvolvida pela instituição e restante eixo do projeto no desenvolvimento de novas tecnologias de produção, tendo em vista permitir um novo e reforçado posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais, nomeadamente no contexto da transição para a eletrificação. A apresentação “Produção Flexível e Digital” antecedeu o encerramento da sessão, a cargo do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. 

O PAC estava dividido em seis PPS. O INESC TEC integrava e coordenava o PPS5 – “Tecnologias de produção flexível e digital”.  “Os desenvolvimentos do INESC TEC incidiram em atividades de investigação e desenvolvimento relacionadas com o Digital Twin, sistemas robóticos e de perceção 3D, desenvolvimento de modelo de dados integrado e com o plug and produce para sistemas avançados de produção”, refere a investigadora do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), Cláudia Rocha.

Desde julho de 2020, o consórcio, liderado pela empresa Simoldes e que reuniu duas dezenas de entidades, trabalhou no desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias e processos industriais e produtos em diversas áreas do setor automóvel, tendo dado origem a 17 protótipos demonstradores – um dos quais apresentado oficialmente na Automobile Barcelona 2023. 

O INESC TEC esteve envolvido em dois protótipos demonstradores: “Digitalização para introdução da robótica flexível aplicada a componentes de plástico injetado” e “Digitalização para inspeção automática para controlo da qualidade aplicada à fundição”. 

 O Projeto PAC permitiu criar conceitos e inovações que podem agora entrar no mercado via Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto traça como objetivo gerar novo conhecimento para o desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias cruciais ao posicionamento do cluster automóvel nacional numa nova cadeia de valor do veículo, enderençando os desígnios de mobilidade autónoma e conectada. 

O PAC quer também testar novas formas de desenvolvimento e validação de produtos, tendo em conta as tendências do automóvel conectado, elétrico e autónomo.   

A investigadora citada neste artigo tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal