É um encontro anual, que tem como objetivo desafiar a comunidade INESC TEC a refletir e a discutir sobre temas estruturantes da organização. Na edição deste ano do Encontro Estratégico, os colaboradores foram convidados a debater os desafios transversais da investigação do INESC TEC – até 2030, que caminho queremos percorrer?
Ciência, tecnologia e inovação com impacto na sociedade, rumo a um futuro sustentável. O mote está lançado e o caminho até 2030 está traçado. O plano estratégico para o horizonte 2023-2030 – documento construído com os contributos da comunidade INESC TEC – serviu de ponto de partida para a edição de 2023 do Encontro Estratégico.
À semelhança de anos anteriores, o Instituto reuniu os colaboradores, desafiando-os a refletir sobre temas relevantes, sendo que desta vez o foco foi a estratégia para a investigação. “No plano estratégico 2023-2030 do INESC TEC identificámos quatro desafios transversais à investigação que realizamos nos vários domínios científicos”, avança João Claro, vice-presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, acrescentando que esta identificação resulta de um conjunto de exercícios de levantamento, debate e discussão pública, que envolveram toda a organização.
Desta forma, e dando continuidade aos trabalhos que conduziram à elaboração do Plano Estratégico, o evento promoveu uma discussão em torno destes desafios, que vão desde a criação de modelos digitais à ambição de encarar cenários extremos, passando pela confiança na tecnologia e pela garantia da sustentabilidade das transições tecnológicas.
Assim, foram constituídos quatro grupos de trabalho – um por cada tema – dinamizados por Filipa Ramalho (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais), Joana Dumas (Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão), Ricardo Bessa (Centro de Sistemas de Energia), Daniel Vasconcelos (Serviço de Apoio ao Licenciamento), Diana Viegas (Centro de Robótica e Sistemas Autónomos), Bárbara Maia (Controlo de Gestão), Pedro Amorim (Centro de Engenharia e Gestão Industrial) e Catarina Carvalho (Serviço de Comunicação). No final, seguiu-se um painel dedicado à apresentação e discussão das conclusões dos vários grupos, moderado por Rui Oliveira, Administrador do INESC TEC.
O Encontro Estratégico encerrou com uma homenagem a Manuel Matos, Coordenador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, que durante mais de duas décadas presidiu ao Conselho Científico do Instituto. “Nesta homenagem foi testemunhada a gratidão e o reconhecimento da Comunidade INESC TEC pelo seu contributo extraordinário de serviço, de empenho e dedicação pessoal na liderança científica da instituição, com a evocação de momentos e contributos marcantes de uma carreira dedicada ao desenvolvimento da ciência e do ensino superior”, refere João Claro.
O evento, que decorreu no dia 15 de setembro, no Palácio do Freixo, no Porto, contou ainda com momentos de convívio e de networking.