Há novos investigadores internacionais a caminho do INESC TEC para aprofundar as suas áreas de investigação

É inteiramente promovido pelo INESC TEC e tem-se revelado um autêntico sucesso ao nível do intercâmbio científico. O International Visiting Researcher Programme, que está a avançar com a terceira edição, já trouxe ao INESC TEC 28 investigadores e, nos próximos meses, irá receber mais 19.

Destinado a investigadores (incluindo estudantes de mestrado e doutoramento) de instituições fora de Portugal, o programa foi lançado em 2022 e depressa se tornou uma referência. Andreia Passos, responsável pelo Serviço de Relações Internacionais do INESC TEC, explica que “os bons resultados das últimas duas edições levaram ao lançamento da terceira, este ano, que contou com uma lista de 76 tópicos de investigação propostos pelos nossos investigadores, algo que tem vindo a aumentar ao longo dos anos e que denota o interesse da nossa comunidade por este tipo de iniciativas”.

Os candidatos selecionados terão a oportunidade de concentrar o seu trabalho em áreas de destaque, incluindo Inteligência Artificial, Bioengenharia, Comunicações, Ciência e Engenharia dos Computadores, Sistemas de Energia, Engenharia e Gestão de Sistemas, e Robótica, cooperando com profissionais altamente capacitados e dando resposta a desafios que permitam enfrentar avanços e de inovação do futuro.

Os primeiros investigadores já começaram a chegar ao INESC TEC e Andreia Passos garante que “só para esta edição, foram recebidas mais de 90 candidaturas de 76 instituições localizadas em 28 países de todo o mundo, com maior prevalência para o Brasil, Espanha, Índia e EUA”.

Ao todo, foram selecionados 19 candidatos que irão passar até três meses no INESC TEC. “O feedback que temos tido das edições anteriores é muito positivo e, em alguns casos, a ligação que se cria é mantida mesmo após o regresso dos investigadores às suas instituições de origem, o que permite evoluir para relações de nível institucional”, salienta Andreia Passos, reforçando que “esta interligação entre investigadores contribui para a projeção internacional do INESC TEC como um centro de produção científica de excelência, que fomenta a cooperação  internacional em áreas consagradas como estratégicas em várias agendas internacionais.

Desde 2022, o International Visiting Researcher Programme já permitiu o intercâmbio de 28 investigadores.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal