Há tecnologia INESC TEC ao serviço do património cultural. Eis um projeto inovador e um prémio para o provar

A investigadora Diana Guimarães terá um ano e meio para aplicar uma abordagem com “grande potencial para revelar os processos de fabrico e a composição de objetos de grande valor histórico”. A estudante de doutoramento Diana Capela viu o seu trabalho relativo à análise de azulejos Portugueses reconhecida com um prémio. 

Uma proposta disruptiva de investigação e interpretação de património cultural valeu à investigadora do INESC TEC Diana Guimarães um financiamento de 50 000 euros, no âmbito da segunda edição do programa RESTART, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  

A abordagem avançada pela investigadora passa por associar objetos patrimoniais a visualizações tridimensionais interativas que revelem a sua “impressão digital espectral” atómica e molecular. Desta forma, será possível obter informações valiosas sobre a composição destes objetos. 

O projeto chama-se SPECTRA-3D: Spectral Imaging and Augmented Reality for Disruptive Cultural Heritage Interpretation e é mais uma entrada na lista de contributos do INESC TEC para a reabilitação, restauro, preservação e difusão de património cultural. 

Diana Guimarães vai integrar tecnologias avançadas de imagem espectral — como LIBS (Espectroscopia de Plasma Induzido por Laser), espectroscopia Raman (RS), imagem hiperespectral (HSI) e fluorescência de raios X (XRF) — com técnicas de digitalização 3D e sistemas de realidade aumentada. 

“Ao incorporar estas técnicas de imagem espectral em modelos 3D, o projeto pretende criar réplicas digitais interativas que ultrapassam os limites da observação visual. Aplicado à investigação e conservação, este conceito inovador oferece grande potencial para revelar os processos de fabrico e origens dos objetos; ao mesmo tempo, apresenta-se como uma ferramenta educativa envolvente e acessível ao público geral e não especializado”, explica a investigadora. 

O Programa RESTART, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), visa apoiar investigadoras e investigadores que tenham usufruído recentemente de licença parental, incluindo por adoção. O programa tem como objetivo promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades e carreiras de investigação científica, através do financiamento competitivo de projetos individuais de I&D em todos os domínios científicos.

O que esconde um azulejo? 

O SPECTRA-3D não é o único contributo recente do INESC TEC para esta área de investigação liderada por Diana Guimarães. É que a aluna de Doutoramento Diana Capela foi recentemente distinguida com prémio PhD Best Poster Award no ESP Young Minds U. Porto Poster Contest 2025 

A distinção está ligada a um trabalho que apresenta uma abordagem inovadora de análise de azulejos patrimoniais, utilizando a técnica de LIBS com um sistema de laser de fibra ótica.  

O artigo Fiber Laser LIBS as a Sensing Tool for Chemical Mapping of Heritage Tiles avança que esta técnica pode permitir “realizar análises químicas com maior resolução espacial, aumentando a eficiência temporal e reduzindo o impacto nas superfícies delicadas dos artefactos históricos”. 

Diana Capela desenvolve o seu trabalho de doutoramento no INESC TEC, sob supervisão de Diana Guimarães. O prémio foi atribuído durante o Concurso de posters da ESP Young Minds U. Porto, que teve lugar entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o apoio da European Physical Society (EPS). 

O evento contou com a participação de estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento do Departamento de Física e Astronomia (DFA), que apresentaram os seus trabalhos de investigação nas áreas de Física, Astrofísica e Engenharia. A iniciativa resulta da colaboração entre o grupo PhysikUP e o SPIE Student Chapter da Universidade do Porto. 

O programa EPS Young Minds é uma iniciativa da Sociedade Europeia de Física (European Physical Society), criada em 2010 com o objetivo de apoiar estudantes e jovens investigadores em Física e áreas afins, e promover o desenvolvimento profissional, a divulgação científica e a criação de redes de colaboração entre jovens cientistas. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal