O INESC TEC marcou presença na 11ª edição do AED Days 2024, que decorreu de 7 a 9 de maio, em Oeiras, com uma mostra tecnológica nas áreas da robótica e da mobilidade. Este evento reuniu o ecossistema português da Aeronáutica, Espaço e Defesa com os principais players internacionais destas indústrias, para debater os desafios presentes e futuros destes setores.
Através de um stand, o INESC TEC apresentou os resultados do projeto ATLANTIS, que criou uma plataforma pioneira na Europa capaz de demonstrar as tecnologias e soluções robóticas que são essenciais à inspeção e manutenção de parques eólicos offshore de todo o mundo, assim como o projeto FLY.PT, que desenvolveu um protótipo de um novo sistema de transporte, que combina um veículo elétrico autónomo com um veículo autónomo aéreo através da acoplagem/desacoplagem de um habitáculo, permitindo, simultaneamente, mobilidade horizontal e vertical.
Como resultados destes projetos, foram dadas a conhecer as soluções NAUTILUS e RAVEN, tecnologias de robótica autónomas que podem ser utilizadas para tarefas de inspeção aérea e subaquática de diversos componentes cruciais, nomeadamente, os cabos de amarração, as fundações, a estrutura flutuante e a turbina. Além destas, foi também apresentada a tecnologia de precise landing, solução capaz de funcionar em dia e noite e em ambientes extremos e que tem já pedido de patente internacional submetido.
“A presença do INESC TEC permitiu demonstrar a aplicabilidade dos resultados acima referidos a novos setores, em especial, nas áreas da Segurança e Defesa, assim como as competências técnicas e científicas da equipa envolvida no desenvolvimento de robôs autónomos, visão computacional e inteligência artificial”, afirma António Gaspar, responsável pelo desenvolvimento das atividades de parceria no setor da Defesa do INESC TEC.
Sobre a possível utilização destas tecnologias, António Gaspar afirma que “os resultados apresentados no evento estão prontos para serem já transferidos para o mercado. As tecnologias já foram demonstradas em ambiente real e operacional e estão disponíveis para licenciamento”.
De realçar que o stand do INESC TEC foi visitado por várias entidades institucionais, nomeadamente, o Vice-Chefe do Estado Maior da Armada, Vice-almirante António Henriques Gomes, o Chefe do Estado Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
A participação do INESC TEC foi assegurada, para além de António Gaspar, pelos investigadores Andry Maykol Pinto, Daniel Campos, João Campanha e Rafael Marques.
Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEUP e FCT.