INESC TEC de novo no pódio dos requerentes nacionais no registo de patentes europeias

Os dados do último relatório anual publicado pelo European Patent Office (EPO) voltam a posicionar o INESC TEC no top 10 nacional das instituições com mais pedidos de patentes registados. Em 2024, o INESC TEC submeteu seis pedidos de patente europeia, cinco dos quais como primeiro titular.

Além destes seis registos, o INESC TEC também conseguiu alcançar a concessão de três patentes europeias no ano passado.

As invenções registadas estão relacionadas com agricultura de precisão, telecomunicações inteligentes, componentes para veículos subaquáticos, ou fabricação de equipamentos com potenciais aplicações no diagnóstico de doenças ou na deteção de poluentes.

Em 2024, o INESC TEC registou maior número de pedidos de patente europeia na área tecnológica de Instrumentação, a inclui: técnicas de fabricação de equipamentos de microfluídica com sensores óticos, que servem para fabricar dispositivos que têm, por exemplo, aplicações em diagnósticos de doenças, o uso de moléculas muito específicas para deteção de alvos moleculares que podem auxiliar quer no diagnóstico de doenças quer na deteção de poluentes em baixas concentrações ou tecnologia aplicada a agricultura de precisão que permite avaliar estado de maturidade, deteção precoce de doenças, qualidade de frutos e sementes de forma não destrutiva.

Para Daniel Vasconcelos, responsável pelo gabinete de transferência de tecnologia do Instituto, “os dados do EPO mostram, mais uma vez, o INESC TEC como uma das organizações com presença mais consistente neste ranking, o que valida a estratégia que temos seguido na gestão de portfólio de propriedade intelectual orientada à internacionalização e valorização do conhecimento gerado”.  Recorde-se que o INESC TEC tem uma presença sólida neste top 10 nacional desde 2017.

Apesar da quebra mundial de registo de patentes, a nível nacional houve um aumento de 4,8% nos pedidos. O top 10 nacional é composto principalmente por instituições relacionadas com a academia, como é o caso do INESC TEC, mas também por empresas privadas, como a NOS Inovação, que o lidera, ou a Altice Labs. Em terceiro lugar do Top surge a Universidade do Porto, com quem o INESC TEC tem cinco patentes registadas em cotitularidade.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal