INESC TEC desafia estudantes a pensar na engenharia do futuro

Foi entre os dias 1 e 3 de abril que o INESC TEC abriu novamente as suas portas a mais de 90 estudantes do ensino secundário, com o objetivo de os ajudar a compreender melhor o mundo da engenharia e as saídas profissionais que podem ter nessa área. Ao revelar aos jovens o tipo de trabalho que é feito nas suas infraestruturas de investigação, o INESC TEC proporcionou experiências práticas e imersivas, nas áreas de energia, robótica industrial e robótica marítima.

A iniciativa chama-se “Semana Profissão: Engenharia” e é promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Durante três dias, estudantes dos 11º e 12º anos de todo o país usufruíram de mais de 80 atividades, como sessões de apresentação e de esclarecimento, demonstrações ou visitas a laboratórios, numa semana aberta que pretendeu dar a conhecer as profissões em Engenharia e a oferta formativa da FEUP.

No âmbito das atividades desenvolvidas pelo INESC TEC, a robótica teve um papel de destaque. Sendo uma área multidisciplinar, que interliga a engenharia e a ciência para a conceção e programação de sistemas robóticos, está ao serviço de diversas áreas, como indústria, agricultura, educação ou medicina. Nesse sentido, duas sessões foram dedicadas em especial à indústria e agricultura e ao mar, respetivamente “Robótica: da investigação à indústria e agro-floresta” e “A robótica e a presença sustentável no mar”. Nestas sessões, os estudantes ficaram a conhecer melhor vários projetos de investigação, incluindo como alguns robôs são desenvolvidos e para que servem e quais os impactos nas respetivas áreas da sociedade.

Outra sessão promovida pelo INESC TEC foi subordinada ao tema “Energias Renováveis, Veículos Elétricos e Eficiência Energética”. Com energias renováveis e veículos elétricos na ordem do dia, a gestão eficiente da energia assume um papel vital para minimizar tanto o impacto no ambiente como custos. Os jovens tiveram aqui oportunidade de perceber melhor a investigação que é feita no INESC TEC e no seu Laboratório x-Energy, e como futuros engenheiros podem contribuir para essa inovação. No final, houve ainda espaço para aprender a carregar veículos elétricos.

Durante os três dias, a “Semana Profissão: Engenharia” da FEUP acolheu cerca de 1 600 participantes, entre alunos, professores e psicólogos, que ficaram a conhecer melhor o mundo da engenharia através de 25 percursos temáticos diferentes.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal