No âmbito do Projeto Easy Ride, promovido pela Bosch Car Multimedia e copromovido pela Universidade do Minho, o INESC TEC colaborou na conceção de modelos para o tratamento de informação audiovisual, que permita fazer uma caracterização da atividade de ocupantes de veículos autónomos partilhados, detetando comportamentos indesejados.
Pedro Miguel Carvalho, investigador do INESC TEC, explica que “as soluções tecnológicas resultantes desta colaboração contribuem para o desenvolvimento e aplicação de mecanismos que possam garantir a segurança e o bem-estar no veículo, condições essenciais para o sucesso de veículos de transporte de passageiros autónomos”. Além da tecnologia de processamento de imagem, foi ainda necessário assegurar que “a solução desenvolvida fosse passível de execução em hardware instalado no próprio veículo”, acrescenta.
Foram ainda desenvolvidas técnicas para compressão e aceleração dos algoritmos e modelos de modo a permitir o processamento da informação de vídeo em tempo-real. Através de câmaras instaladas no interior de viaturas, foi possível caracterizar o comportamento dos ocupantes e detetar atempadamente comportamentos indesejados tais como violência, assédio ou indisposições.
Niklas Hammerschmidt, gestor de produto na Bosch Car Multimedia, refere que “para além de analisar e explorar problemas complexos como situações de violência no interior dos veículos, o INESC TEC e a Bosch desenvolveram uma aplicação que visa aumentar a segurança no mercado de TVDE e car-sharing. O sucesso desta colaboração é um motivo de grande orgulho para a Bosch, e um tónico para futuras atividades em conjunto”.
Para apresentar as capacidades da solução desenvolvida, foi realizada uma demonstração pública no final de 2021. O evento teve lugar no Altice Fórum Braga e contou com a presença de António Costa, Primeiro-Ministro, e de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
O Projeto Easy Ride teve como objetivo principal gerar conhecimento e tecnologia na área dos sensores inteligentes, interfaces homem-máquina e infraestruturas de comunicação V2X (vehicle-to-everything) para encontrar soluções inovadoras para o futuro da mobilidade inteligente. O INESC TEC colaborou no subprograma 5 focado na monitorização emocional dos ocupantes.
Juntamente com Pedro Miguel Carvalho, João Pinto, Leonardo Capozzi e Jaime Cardoso compuseram a equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.
No seguimento do Easy Ride, vão iniciar dois novos projetos com a Bosch Car Multimedia, na área da mobilidade inteligente São eles: o projeto THEIA, que visa a melhoria das capacidades sensoriais de viaturas autónomas, através da implementação e validação de algoritmos de perceção suportados por dados recolhidos de sensores, de forma a construir uma visão precisa, robusta e segura da envolvente do veículo; e o projeto AURORA, que tem como objetivo aperfeiçoar o ciclo de dados para melhoria do desenvolvimento e processamento de modelos para caracterização de atividade e emoções de passageiros de veículos autónomos partilhados.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à FCT.