INESC TEC é o novo membro da Rede de Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI)

A Rede de Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) conta um novo membro: o INESC TEC. O protocolo entre a instituição e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) foi assinado em julho de 2024.

A rede GAPI tem como objetivo promover e divulgar o sistema de propriedade intelectual e sensibilizar quer meios académicos quer empresariais para a importância da proteção das suas invenções, marcas e design.

“A integração do INESC TEC na rede GAPI é algo que honra o instituto e oficializa a promoção e valorização da Propriedade Industrial e a longa cooperação com outros GAPIs localizados em vários pontos do país. Vemos no GAPI um fórum para a partilha de boas práticas e de construção de um ecossistema forte em PI e capaz de promover a prosperidade da sociedade”, explica Daniel Vasconcelos, responsável pelo apoio ao licenciamento, no INESC TEC.

O protocolo agora assinado prevê a realização de diferentes tipologias de atividades, que podem passar, por exemplo, pela criação, no INESC TEC, de um gabinete de apoio especializado – designado Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Intelectual (GAPI) -, pelo desenvolvimento de ações de promoção e divulgação dos direitos de propriedade industrial, do sistema de propriedade industrial e dos mecanismos de apoio à sua promoção, entre outros.

“O INESC TEC procura ativamente integrar, contribuir e beneficiar com todas as iniciativas coletivas com impacto estratégico na concretização do potencial da geração de conhecimento no nosso país. É para nós uma honra poder reforçar, desta forma, a relação natural e de cooperação que temos vindo a desenvolver com o INPI e com múltiplas entidades nossas parceiras que compõem a rede GAPI”, reforça João Claro, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

O INESC TEC tem um compromisso continuado, e de longa data, com a valorização do papel da propriedade intelectual na transformação e internacionalização da economia portuguesa, e na inovação e empreendedorismo de base tecnológica.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal