A 20.ª Conferência do Fórum Internacional de Empreendedorismo (IEF), agendada para 9 a 11 de setembro, terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O INESC TEC é uma das entidades organizadoras do evento, que este ano explora o tema “Ligar a tecnologia, a inovação e a sociedade: Uma Abordagem Empresarial”. As inscrições encontram-se abertas aqui.
Três temas principais: tecnologia e objetivos de desenvolvimento sustentável, inovação e impacto social e sociedade e inovação tecnológica. Nesse sentido, a IEF deste ano reúne quatro organizadores de renome nestas áreas: para além do INESC TEC, a Universidade de Essex, a FEUP e a Critical Ventures.
Com base no sucesso do formato do ano passado em Pádua, Itália, a conferência propõe desafiar a atual abordagem ao empreendedorismo. Entre palestras e debates, a proposta da IEF é fornecer uma visão abrangente sobre a forma como o empreendedorismo e a inovação podem efetivamente colmatar as tensões sociais e promover resultados sustentáveis a nível individual, organizacional e social.
Os participantes são convidados a interagir com investigadores, decisores políticos e profissionais, e a contribuir para práticas e diálogos que vejam o empreendedorismo para além da mera criação ou crescimento de empresas.
Fundada em 2001, esta conferência já viajou por 13 países de cinco continentes, reuniu cerca de 100 oradores convidados de todo o mundo e envolveu 80 parceiros, desde editores, media, instituições ligadas aos setores da educação e investigação, industriais e agências governamentais. É a primeira vez que se realiza no Porto, onde já conta com um grupo distinto de oradores, que pode ser consultado aqui.
A conferência oferece múltiplas vias de publicação, incluindo revistas conceituadas e a Palgrave Encyclopaedia of Entrepreneurship. O prazo para a apresentação de abstracts foi prolongado até 31 de julho, devendo ser enviados por correio eletrónico para iefsubmissions@gmail.com.
Os interessados podem encontrar pormenores sobre a inscrição, taxas e outras informações no website do IEF.