O Women in Engineering International Leadership Summit Portugal (WIE ILS Portugal) é um congresso que reúne membros e direções da Women in Engineering do IEEE. Realizou-se entre os dias 25 e 27 de julho na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e contou com o INESC TEC como patrocinador oficial.
A WIE é uma das maiores organizações profissionais internacionais, ligada ao IEEE, que visa promover a integração de uma maior percentagem de mulheres em áreas cientificas, além de procurar inspirar jovens em todo o mundo a seguirem uma carreira académica em engenharia, contando para isso com o apoio e trabalho de voluntários do IEEE. Nesse sentido, para ir ao encontro destes objetivos, o congresso WIE ILS oferece oportunidades regionais para fomentar o networking, a orientação e a colaboração entre participantes.
Além de uma presença no espaço expositivo, o INESC TEC participou no evento com comunicações ligadas à área da Inovação, nomeadamente Miguel Ramalho, colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), com a apresentação “Quantum Computing 101”, e ainda Ana Pires, investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), com o tema “The Role of Space Training and Engineering in Polar Suborbital Science: is the Mesosphere the Limit?”.
Já o stand do INESC TEC apresentou aos participantes da conferência alguns projetos liderados por ou que envolvem mulheres. A investigadora Xenia Klimentova (CEGI) apresentou o projeto “mKEP: Modelos e algoritmos de optimização em programas internacionais de doacção renal cruzada”. Além de oradora no evento, Ana Pires esteve também neste espaço, onde proporcionou uma talk informal com os presentes sobre robótica e space training, entre outros assuntos.
Com a presença de cerca de dezenas de participantes, o WIE ILS Portugal assumiu um papel de responsabilidade social através do qual foi capaz de promover formação e sensibilizar para a importância da igualdade de género, criando pontes entre o mundo empresarial e os membros da WIE e do IEEE.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.