INESC TEC licencia plataforma para gerir comunidades de energia e autoconsumos coletivos

Poderá o INESC TEC mudar o rumo da gestão das comunidades de energia? Os nossos parceiros acreditam que sim! No seguimento do projeto DIGITAL-CER, o INESC TEC licenciou uma plataforma digital para a gestão de comunidades de energia renovável – a RECreation -, e que será usada pela Capwatt, uma empresa, presente em Portugal, México, Espanha e Itália, especialista em soluções sustentáveis para descarbonização dos consumos de energia, com um amplo portfólio de projetos operacionais e reconhecida como um produtor de energia independente.

O projeto DIGITAL-CER, financiado pelo programa Portugal 2020, com a participação da Capwatt, resultou no desenvolvimento de uma plataforma para a gestão de autoconsumos coletivos (ACC) e comunidades de energia renovável (CER). A RECreation vai ser testada no Sonae Campus, localizado na Maia, com o objetivo de validar diferentes tecnologias para o planeamento e gestão de ACC e CER em redes elétricas privadas ou públicas no setor industrial e empresarial. Em paralelo, a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou um projeto-piloto – promovido pelo INESC TEC, Capwatt e Fundo Imosede – que conta com o apoio da E-REDES, no âmbito do qual a plataforma RECreation poderá ser aplicada para testar um mecanismo de partilha baseado em coeficientes dinâmicos – um dos pontos fortes da regulação portuguesa sobre ACC e CER.

José Villar, investigador do INESC TEC, explica que a RECreation se assume como um produto com potencial comercial e com relevância para o mercado da energia. “Esta plataforma digital integra diferentes ferramentas necessárias para a gestão de ACC e CER. Um dos exemplos é um dashboard para monitorização da operação da CER em termos energéticos e financeiros, mostrando as transações locais de energia e as poupanças que resultam dessa partilha de energia. Outros exemplos são o acesso a uma base de dados energéticos e financeiros da CER, e um conjunto de módulos para as transações locais de energia, para a liquidação das compensações financeiras, e para o dimensionamento de novos recursos energéticos, conforme descrito no artigo “Operation and simulation of a renewable energy community based on a local post-delivery pool market”, publicado na International Conference on the European Energy Market (EEM).

A RECreation tem o potencial de contribuir significativamente para a exploração de energias renováveis, promovendo o desenvolvimento de uma economia sustentável a nível local, através do aproveitamento da produção local de energia renovável e da sua partilha, com benefícios sociais, ambientais e económicos.

No futuro, o INESC TEC, espera que outros parceiros possam também beneficiar desta tecnologia, estando a sua utilização sujeita a licenciamento.

O INESC TEC tem desenvolvido trabalho de investigação no âmbito do ACC e as CER e participado ativamente em consultas públicas da ERSE e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), dando o seu contributo para a regulação no setor energético. “Em termos de análise e propostas de mecanismos de partilha – dinâmica e hierárquica-, temos identificado os pontos fortes e fraquezas da regulação atual, e apresentado propostas para a integração dos mercados locais de energia e dos futuros mercados de flexibilidade, com base na regulação de autoconsumo”, refere o investigador.

Ao desenvolver e licenciar esta plataforma a uma empresa do setor elétrico, o INESC TEC reforça o seu papel, enquanto parceiro tecnológico, no roadmap do mercado de energia.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal