O INESC TEC associou-se este ano à promoção da European Biomass Conference and Exhibition – Conferência e Exposição Europeia da Biomassa (EUBCE), que aconteceu no Centro de Congressos de Lisboa entre 27 e 30 de maio.
A ADENE – Agência para a Energia, Na qualidade de National Supporter da EUBCE 2019, coordenou o Comité Nacional, composto por representantes do Governo Português, do setor público, da indústria, das associações e da academia e I&D, incluindo o INESC TEC, que foram responsáveis pela organização do evento (http://www.eubce.com/conference/conference-committees.html).
O programa da EUBCE 2019, coordenado pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia, incluiu mais de 150 peritos internacionais na área da biomassa. O INESC TEC esteve representado pelos investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) Alexandra Marques e Jorge Cunha, respetivamente com os trabalhos “Biomass Logistics Planning: Are There Gains in Integrating Chipping and Transportation Operations?” e “Flows Analysis and Capacity for Processing Forest Biomass in Portugal and Galicia Region”.
Além do INESC TEC, em parceria com o Laboratório Colaborativo ForestWISE, o espaço expositivo do Pavilhão de Portugal contou com a presença de entidades como a DGEG – Direção Geral Energia e Geologia, o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o CBE – Centro de Biomassa para a Energia, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A EUBCE vai já na sua 27ª edição e acontece em Portugal pela segunda vez em 30 anos. Com mais de 1500 delegados de 70 países, entre os quais altas individualidades políticas nacionais e europeias, e representantes da indústria, academia e instituições do setor, o propósito do evento passou por discutir a importância e as oportunidades de aproveitamento e valorização da biomassa para a produção de energia e a prossecução de objetivos de descarbonização, em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas e de desenvolvimento sustentável.
Além da conferência principal, as atividades incluíram um evento nacional, subordinado ao tema “Current Status of Bioenergy in Portugal”, com sessões temáticas e um keynote speech sobre mercados de biomassa, e ainda visitas técnicas e um espaço expositivo.
Este encontro veio realçar a importância crescente da biomassa no mix energético a nível Europeu e o seu contributo para a transição energética baseada em fontes de energia renováveis, bem com a necessidade de encontrar soluções inovadoras para dar resposta aos desafios associados.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.