A infraestrutura TEC4SEA do INESC TEC esteve em destaque na 9ª edição do Business2Sea, evento dedicado ao cluster do mar realizado, de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Na 9ª edição do certame, o INESC TEC quis salientar a importância e potencialidades da plataforma, única e pioneira na Europa, concebida para apoiar a investigação, desenvolvimento e teste de robótica marítima, telecomunicações e tecnologias de deteção para monitorização e operações em ambiente marinho.
A presença do INESC TEC no evento pretendeu, deste modo, divulgar os serviços que presta neste âmbito, que incluem desde simulações em laboratório até serviços de apoio a testes em mar profundo, num conjunto de soluções disponibilizadas em diferentes formatos, consoante a natureza das necessidades identificadas.
Para isso, o instituto preparou um programa abrangente, que contemplou a co-organização do workshop 1 “Observação dos Oceanos e Tecnologias Marinhas”, e que contou com a apresentação do investigador principal Paulo Mónica, e a representação no workshop 3 “Financiamento da Economia Azul” com o Projeto ProtoAtlantic, um importante programa de apoio a projetos inovadores e start-ups com atividade no setor, que se complementa com os objetivos da TEC4SEA no apoio e emergência de mais empresas com soluções inovadoras para o cluster do mar.
No espaço expositivo do INESC TEC estiveram patentes bons exemplos de soluções e tecnologias com aplicação no setor do Mar, como o veículo aéreo não tripulado STORK I, um drone para controlo e proteção de ambientes marinhos; o veículo subaquático autónomo SHAD, um micro AUV em forma de torpedo, desenvolvido para navegar em volumes complexos; e o robô UNEXMIN, uma plataforma autónoma para investigar e mapear minas subterrâneas inundadas.

De referir ainda a solução de comunicações de longo alcance Bluecom+/Grow, que estende a internet de banda larga existente em terra até zonas remotas do oceano; e o sensor de nutrientes NPK, que assegura a monitorização e controlo de dos nutrientes da água e produtos vegetais.
Em destaque também esteve a aplicação móvel para observação dos flutuadores WAVY, desenvolvidos pelo consórcio MELOA, que permitiu aos visitantes do Business2Sea lançar os flutuadores ao rio Douro e monitorizar a sua evolução através da App concebida para o efeito.
Mas, além de uma importante montra de produtos e serviços, a presença do INESC TEC no Business2Sea constituiu uma oportunidade de networking, que resultou no agendamento de visitas e encontros para a análise de possibilidades de colaboração e negócio.
De referir que o INESC TEC dinamizou também, enquanto parceiro da Enterprise Europe Network, a participação nos “B2B meetings”, um espaço reservado para reuniões bilaterais pré-agendadas entre os participantes com um catálogo online de oportunidades de parceria e de negócio.
A 9ª edição do Business2Sea contou com as visitas do ministro do Ambiente e da Ação Climática, José Pedro Matos Fernandes, e do ,ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.