O projeto FotoInMotion (FiM), um projeto europeu com resultados na área de multimédia, visão por computador e inteligência artificial, foi distinguido pela segunda vez no Innovation Radar da Comissão Europeia, uma iniciativa que pretende identificar inovações de alto potencial de projetos financiados pela União Europeia.
A nova distinção vem destacar dois resultados, sendo o primeiro a tecnologia do INESC TEC já identificada anteriormente (Automated Annotation in Images) mas em que se reconhece a evolução para um estádio mais avançado (Market Maturity of the Innovation: Tech Ready) em que se provou já, através do teste da solução em ambiente real com utilizadores, que esta satisfaz os propósitos definidos e que o faz nas condições exigidas para uma utilização concreta, sendo capaz de contribuir para uma elevada taxa de sucesso na identificação dos elementos visuais, bem como com tempos de processamento adequados.
Além desta, foi distinguida também a tecnologia Video Creation Platform for Storytelling, uma solução integrada de software que inclui os contributos do INESC TEC na solução Automated Annotation in Images, mas também outros módulos que permitem adicionar informação referente ao contexto de aquisição da fotografia, nomeadamente, a localização, o ambiente sonoro, entre outros, bem como outros módulos que permitem criar a solução para telemóvel e computador do sistema completo. De referir que esta solução inclui ainda funcionalidades que permitem criar animações sobre os elementos identificados e fornecer funcionalidades diversas aos utilizadores.
“Estas múltiplas distinções são recebidas por toda a equipa com muito orgulho, pois reconhecem o trabalho de excelência desenvolvido no projeto”, refere Paula Viana coordenadora do projeto e investigadora do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC. “Estas distinções são também vistas como a afirmação do INESC TEC enquanto unidade de investigação com resultados internacionais de destaque na área da multimédia, visão por computador e inteligência artificial”, acrescenta a investigadora.
Em concreto, os resultados deste projeto, já distinguido em 2020, consistem num conjunto de processos e ferramentas que permitem, de forma automática e inteligente, transformar uma única fotografia num vídeo de alta qualidade, com efeitos dinâmicos de storytelling e branding.
O projeto terminou em dezembro de 2020 e as contribuições destacadas por esta iniciativa da Comissão Europeia contaram com a participação dos seguintes investigadores do INESC TEC: Paula Viana, Teresa Andrade, Pedro Carvalho, Luís Vilaça, Inês Teixeira, José Pedro Pinto e Tiago Costa.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, IPP-ISEP, UP-FEUP e FCT.