De que forma é que podemos transitar para uma economia mais sustentável? Como é que as novas tecnologias podem contribuir para uma gestão mais eficaz de resíduos? Qual o benefício em aplicar sistemas de inteligência artificial (IA) em processos de circularidade e sustentabilidade? Estas foram algumas das preocupações abordadas no evento “Digitalização e Inteligência Artificial ao Serviço da Economia Circular”, que decorreu no INESC TEC no dia 6 de novembro.
Organizado em parceria com a Associação Smart Waste Portugal, esta iniciativa reuniu cerca de 50 intervenientes, entre eles industriais, decisores políticos e investigadores, para discutir a aplicação de tecnologias digitais na melhoria dos sistemas de circularidade atuais, com vista a planear estratégias para um ecossistema energeticamente mais eficiente.

Américo Azevedo, investigador do INESC TEC e um dos responsáveis pela área de desenvolvimento de negócio ligada à indústria, foi o principal orador, com a apresentação intitulada “Digitalização e Sustentabilidade: a oportunidade de uma Economia Circular Inteligente”, onde defendeu que “digitalizar sem estratégias de circularidade é acelerar o desperdício”. Ao afirmar que as novas tecnologias como a IA podem promover a sustentabilidade ao usar menos recursos e gerar o mesmo valor, o investigador tornou evidente que o digital será o principal facilitador numa era de transição energética.

Os dois momentos que se seguiram foram de debate entre responsáveis de empresas ligadas à temática em questão. A discussão sobre “Indústria 5.0 rumo à Economia Circular” contou com moderação de António Almeida, coordenador da área de engenharia e gestão industrial do INESC TEC, e a participação de Pedro Alvarilhão (Volis), Miguel Moreira da Silva (Wiimer) e Tiago Mascarenhas (Amorim Cork Solutions). Houve ainda espaço para um segundo debate, focado no tema “Inovação Digital na Gestão de Resíduos”, moderado por Luísa Magalhães (ASWP) e com a presença de Fernando Leite (LIPOR), Inês Baeta Neves (EGF) e Pedro Meira (ITGest).

Helena Sanches, Diretora-Geral da Economia, foi a responsável pelo encerramento do evento, ao realçar a importância de iniciativas como esta, que, através de colaboração entre parceiros e partilha de experiências, promovem valor para a indústria em geral e para o setor da gestão de resíduos em particular.
Este evento integra a série de iniciativas intitulada “Circularidade IN”, promovida pela Smart Waste, que tem como objetivo principal disseminar conhecimento relacionado com a economia circular.
Os investigadores do INESC TEC referidos na notícia têm vínculo à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e ao INESC TEC.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!