Hélder Oliveira, investigador do INESC TEC, é o novo presidente da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP). A APRP é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo passa por promover avanços, quer teóricos quer em aplicações práticas, da disciplina científica do reconhecimento de padrões. Nesse sentido, é responsável pela organização de inúmeras conferências, encontros e cursos de formação e de divulgação de informação de ordem científica e técnica.
O investigador do INESC TEC, que já desde 2017 fazia parte dos órgãos sociais da associação, encabeçou a lista agora eleita, na Assembleia Geral da APRP, no dia 27 de outubro.
“Enquanto presidente, e juntamente com os outros órgãos sociais, os meus objetivos passam for ajudar a fomentar ainda mais a investigação em reconhecimento de padrões em Portugal”, explica Hélder Oliveira. Para isso, vão continuar a promover a atividades dos vários investigadores nesta área, para continuarem a atrair mais pessoas que lhes permitam desenvolver atividades de investigação nos vários centros de I&D espalhados pelo país.
A área do reconhecimento de padrões tem sido um dos focos, nos últimos anos, da investigação de Hélder Oliveira no INESC TEC e os investigadores da instituição têm sido presença assídua no RECPAD, a conferência portuguesa anual em reconhecimento de padrões, organizada pela APRP, sendo o INESC TEC, normalmente, a entidade com mais participantes neste evento.
Investigador INESC TEC é distinguido como Fellow da APRP
Também no dia 27 de outubro, o investigador Aurélio Campilho, foi distinguido como Fellow da APRP, uma iniciativa que reconhece indivíduos que se destacaram significativamente no desenvolvimento da área científica de reconhecimento de padrões.
“Ao longo dos anos, o Professor Campilho demonstrou um compromisso exemplar com o avanço do Reconhecimento de Padrões em Portugal, deixando uma marca indelével na comunidade científica. A sua liderança e visão foram fundamentais para o estabelecimento e crescimento da APRP, e é com profundo orgulho que reconhecemos e homenageamos a sua trajetória”, escreveu a APRP.
Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FCUP e UP-FEUP.