Rita Faria, investigadora do INESC TEC, foi premiada no Encontro Anual de Investigação Jovem da Universidade do Porto – IJUP 2024 – pela melhor apresentação oral na área da Física. O trabalho apresentado pela investigadora – intitulado “Long-Period Fiber Gratings and Fabry-Perot Interferometers for Relative Humidity Fiber Sensing in a Marine Environment” apresentou avanços no desenvolvimento de sensores em fibra ótica para a monitorização de humidade que irão ser implementados em estruturas de betão flutuantes para suportar turbinas eólicas offshore.
O IJUP dá, todos os anos, a oportunidade aos estudantes da Universidade do Porto (UP) de apresentarem e discutirem os resultados dos estudos em que participaram no âmbito de projetos de iniciação à investigação. Este ano o Encontro IJUP decorreu na Faculdade de Economia da UP, entre os dias 8 e 10 de maio de 2024. A entrega de prémios aos investigadores premiados ocorreu no dia 27 de junho de 2024 às 15h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.
Este trabalho, realizado no INESC TEC, foi desenvolvido no âmbito do projeto PRR Aliança para a Transição Energética, sob orientação científica de Luís Coelho, José Manuel Almeida e João Mendes, também eles investigadores do INESC TEC.
Para além de Rita Faria, este ano, o IJUP contou com mais cinco apresentações orais na área da Física de jovens investigadores do INESC TEC: Xavier Lopes, sob orientação científica liderada por João Mendes, Bernardo Carneiro e Francisco Rocha, sob a orientação de Luís Coelho e Rafael Cavaco, orientado por Nuno Silva, igualmente investigador do INESC TEC. Três destes trabalhos mostraram os mais recentes resultados do projeto europeu INNOAQUA que visa o desenvolvimento e implementação de sistemas de monitorização óticos para a otimização dos processos de produção de algas em grande escala.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FCUP e UP-FEUP.