Investigadores INESC TEC em debate sobre tecnologia espacial

Os investigadores do INESC TEC, Ana Pires, Rui Moura e António Gaspar, foram três dos oradores convidados da segunda edição do evento “Space on Earth”, uma iniciativa da SANJOTEC, Parque de Ciência e Tecnologia de São João da Madeira e da Câmara Municipal de São João da Madeira, que teve como objetivo levar à cidade um debate sobre um ecossistema promissor para negócios que tenham por base a tecnologia espacial.   

António Gaspar, Business Developer do INESC TEC, apresentou as atividades no setor do Espaço onde o INESC TEC participa, sublinhando a transversalidade da intervenção do instituto. 

O segundo painel da conferência debruçou-se sobre o futuro da exploração espacial tripulada, com os investigadores do INESC TEC Rui Moura e Ana Pires a apresentarem as suas experiências.  

Rui Moura revelou aspetos importantes sobre o mundo da formação de astronautas, com base nas suas experiências nos Estados Unidos e no Canadá. “Compreender o perfil dos astronautas que as agências espaciais procuram e as competências específicas que devem possuir é vital”, explicou o investigador. A discussão sublinhou a razão pela qual a investigação científica em ambientes de microgravidade é tão crucial e destacou as oportunidades disponíveis em Portugal, mostrando as experiências levadas a cabo pelo INESC TEC e outras entidades. 

Ana Pires apresentou o projeto CAMões (Caving Analog Mission for Ocean, Earth, and Space Exploration), a primeira missão análoga em Portugal, liderada pela Associação Os Montanheiros e pelo INESC TEC. Esta missão decorreu em novembro de 2023 na Ilha Terceira, no interior do tubo de lava da Gruta Natal. O painel explorou ainda a importância destas missões análogas e os desafios e oportunidades mais alargados que Portugal enfrenta na exploração espacial tripulada e na robótica.  

“O projeto CAMões, um esforço de colaboração com a Associação Os Montanheiros, representa um marco significativo para Portugal”, afirmou a investigadora, acrescentando que a missão análoga no tubo de lava da Gruta Natal “permitiu testar equipamentos e estudar o comportamento humano em condições semelhantes às da Lua, destacando a Região Autónoma dos Açores e a Ilha Terceira como áreas com grande potencial e uma localização estrategicamente importante entre a Europa e os EUA. “ 

O evento mostrou a abordagem multifacetada do INESC TEC no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias, e experiência adquirida em várias missões, que podem ser aplicadas à investigação espacial. O trabalho do instituto envolve ainda outras áreas críticas para a exploração espacial, incluindo robótica, inteligência artificial e sistemas de monitorização ambiental.  

Os investigadores do INESC TEC referidos na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à Universidade de Aveiro.   

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal