Last2Ticket é o nome do mais recente caso de sucesso da Enterprise Europe Network (EEN), coordenada pelo Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), do INESC TEC. Esta empresa, sediada na UPTEC (Porto), “tirou bilhete” para os mercados globais da Europa e dos EUA e o INESC TEC esteve no “check-in”.
A Web Summit de 2016, em Portugal, foi o ponto de encontro entre a Last2Ticket e a maior rede de informação e aconselhamento na Europa. O potencial da sua solução – um software único de gestão de e-ticketing e promoção de eventos – desde cedo que foi reconhecido, mas faltava um voo maior: internacionalizar.
Para atingir este objetivo, a Enterprise Europe Network teve um papel crucial: “Nós ajudámos a Last2Ticket a rever o seu modelo de negócio no sentido de escalar e atingir novos mercados. Além disso, encorajámos a Last2Ticket a candidatar-se a programas como “Ready2Go – Supporting SMEs Internationalisation” e “SME Instrument Phase 1 – EIC Accelerator Pilot” que forneceu ferramentas para crescimento internacional e financiamento para inovar a sua solução”, explica Cristina Barbosa, investigadora no INESC TEC (CITE) e membro da Network.
Neste momento, a Last2Ticket conta com uma equipa formada por 11 colaboradores e vê as suas receitas crescerem 25% ao ano. A aplicação já é usada em mais de oito países, com destaque para os continentes Europeu e Asiático. “Acreditamos que este é apenas o início de um longo caminho”, afirma Emília Simões, CEO da Last2Ticket, que reconhece a importância da colaboração da Enterprise Europe Network e que pretende agora, estabelecer-se em mercados mais competitivos, como os Estados Unidos da América.
Para tal, a Last2Ticket poderá continuar a contar com a Enterprise Europe Network na oferta de oportunidades e aconselhamento em matérias de inovação e internacionalização, garante Cristina Barbosa.
Co-financiada pelo EU Programme for the Competitiveness of Small and Medium-Sized Enterprises (COSME) e pelo programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020, a Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização do negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados.
A investigadora referida na notícia tem ligação ao INESC TEC.