Foi entre os dias 7 e 9 de maio que o INESC TEC abriu portas aos estudantes do ensino secundário para mostrar o trabalho que é desenvolvido nas infraestruturas laboratoriais do Instituto, numa iniciativa intitulada “Vem descobrir o admirável mundo da ciência e da engenharia”.
Mais de 110 jovens tiveram a oportunidade de conhecer melhor os mundos das comunicações e das robóticas marinha, industrial e agrícola. Mais do que explicar o que fazem, os investigadores do INESC TEC proporcionaram experiências práticas aos estudantes que tiveram, assim, oportunidades de aprendizagem ativas e envolvimento direto na descoberta científica.
“Investir no contacto precoce dos jovens com a investigação é investir no futuro da ciência em Portugal. Esta iniciativa reforça o compromisso do INESC TEC com a educação e a capacitação de novas gerações, abrindo-lhes portas para percursos profissionais com impacto social e tecnológico nas áreas da ciência, tecnologia e inovação”, afirma Aníbal Matos, Administrador Executivo do INESC TEC.
Na atividade “Robótica imersiva – quem quer pilotar robôs? Assume tu o controlo!”, os alunos visitaram o Laboratório de indústria e inovação (iiLab) do INESC TEC, dedicado à robótica industrial, e tiveram a oportunidade de teleoperar robôs móveis, com recurso a realidade virtual, bem como levar a cabo uma experiência de realidade aumentada para operação e programação de robôs.
No âmbito da robótica agrícola, o TRIBE Lab do INESC TEC – infraestrutura laboratorial do Instituto dedicada à robótica agrícola – acolheu a atividade “AgroTech em Ação: Robótica e IoT para um Futuro Sustentável”, na qual apresentou robôs e tecnologias para aplicação na agricultura e floresta de precisão, enquanto fizeram uma visita à estufa de produção de alimentos, chamada de GreenTribe. Além do contacto com tecnologias e componentes em desenvolvimento, aqui os estudantes meteram as “mãos na terra” e prepararam diversos vasos com culturas hortícolas, essenciais para a investigação do laboratório.
Uma das tardes foi ainda dedicada à robótica marinha, na qual os alunos se transformaram em “Exploradores do oceano” no Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC. No âmbito dos avanços nesta área, os investigadores da instituição apresentaram os desafios e formas atuais de operar nestes ambientes, por forma a ilustrar o papel da instituição na exploração dos oceanos. Os alunos tiveram aí uma experiência prática de teleoperação de um robô subaquático, com recurso a diversos sensores para perceção do ambiente.
A semana terminou com uma atividade designada “Sinais invisíveis: descobre o poder das comunicações “, que envolveu, por um lado, a montagem de circuitos eletrónicos para transmissão de sinais sem fios e, por outro, a configuração de redes WiFi.
Em jeito de síntese, Aníbal Matos reforça que “esta Semana Aberta é um exemplo claro da missão do INESC TEC enquanto instituição que procura transformar a ciência e a tecnologia em valor para a sociedade. Ao envolvermos jovens no nosso ecossistema, proporcionando-lhes um contacto direto com as nossas atividades, estamos a inspirar futuras gerações e, ao mesmo tempo, aproximar cientistas e cidadãos.”
Esta foi a primeira edição da Semana Aberta do INESC TEC aos estudantes do ensino secundário e que quis desvendar aos mais jovens o trabalho que é feito no INESC TEC, desmistificando algumas áreas de investigação, e esclarecendo de que forma estes estudantes podem seguir um percurso profissional no âmbito da investigação. O objetivo principal de dar a conhecer a instituição, os seus avanços em investigação e inovação e as diferentes dimensões em que opera foi cumprido, estando prevista uma nova edição nos próximos meses.