Novo curso para ajudar as empresas a responder aos desafios da digitalização arranca em outubro

“Digitalização Shopfloor – fazer acontecer a digitalização na indústria” – é este o nome do novo programa de formação, organizado por INESC TEC e INEGI, que arranca já em outubro. O programa está desenhado para ajudar as empresas a responder aos desafios da digitalização e as inscrições já estão abertas através deste link.

A digitalização do shopfloor – ou seja, da área de produção das fábricas -, tem um papel fundamental na eficiência, qualidade e rapidez de resposta, o que se traduz, naturalmente, numa maior inovação e competitividade por parte das empresas. Porém, implementar este tipo de iniciativas pode ser complexo, moroso e acarretar custos desnecessários, se não houver pessoas devidamente formadas para que estes processos possam ser desenvolvidos com sucesso.

Com o objetivo de formar profissionais que saibam exatamente por onde começar, quais as tecnologias a utilizar e quais os cuidados a ter na gestão de um projeto de digitalização, o INESC TEC e o INEGI, juntaram-se, novamente, num programa de formação especializado dirigido a gestores de projetos de digitalização, gestores de inovação ou de ativos, responsáveis de produção, de logística, de melhorias de processos, de manutenção, engenharia ou ainda chefes de linha ou responsáveis de armazém. No fundo, o programa dirige-se a todos os profissionais da indústria transformadora e dos serviços – retalho, e-commerce, hospitalar, entre outros -, que pretendam implementar a digitalização “no terreno”.

“A digitalização do shopfloor representa uma oportunidade para as empresas aumentarem a sua eficiência e competitividade. Este curso foi concebido para fornecer aos profissionais as ferramentas e conhecimentos necessários para liderar esta transformação no terreno, garantindo a implementação eficaz de tecnologias digitais no ambiente de produção. Participar nesta formação permitirá aos gestores e técnicos não só compreenderem, mas também aplicarem as melhores práticas e soluções tecnológicas nas suas operações diárias”, explica Américo Azevedo, investigador do INESC TEC e um dos coordenadores deste programa.

Planear e executar projetos de digitalização no shopfloor, conhecer os sensores e as tecnologias de IIoT, saber delinear ações de retrofitting, aprofundar conhecimentos sobre robôs e sistemas de automação, recolher, processar e apresentar dados, conhecer e analisar casos reais de sucesso, desafios e boas práticas – estão, assim, entre os principais objetivos deste novo programa de formação.

O programa tem uma duração total de 36 horas, divididas por cinco sessões – quatro em outubro e uma em novembro -, e vai realizar-se nas instalações do INESC TEC e do INEGI. O custo para associados é de 1305€ e para não associados de 1450€, sendo que inscrições efetuadas até 10 de setembro tem uma dedução de 5% no valor da inscrição.

Mais informações estão disponíveis aqui e aqui.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal