Bilbao recebeu o maior evento europeu da área de energia – a Enlit Europe. Durante três dias – de 18 a 20 de novembro – esta cidade espanhola reuniu milhares de pessoas ligadas à investigação, indústria, políticas públicas, entre outros, com objetivos muito claros: conectar stakeholders, inspirar ação e ajudar a Europa a continuar a criar um sistema energético assente na descarbonização e digitalização. O INESC TEC voltou a não falhar a chamada e fez-se representar em vários domínios.
Oito membros do INESC TEC marcaram a presença do Instituto na Enlit Europe, foram eles: João Peças Lopes, Alberto Bernardo, José Villar, Vasco Campos, Fernando Cassola, Pedro Pereira, Adriano Maior, Diogo Babo, Maria Francisca Almeida e Tomás Barosa Santos. O Objetivo? Apresentar novas tecnologias, serviços e patentes aos diferentes parceiros, consolidando assim o posicionamento que o INESC TEC já tem como uma referência mundial na área de energia (com o mais recente exemplo a ser a participação como única instituição de investigação europeia na reunião de alto nível com a Comissão Europeia para definição de políticas públicas para traçar um roadmap de IA no setor energético).
Para além de se ter feito representar através de um stand próprio, o INESC TEC marcou presença também com investigadores a servir de oradores em workshops e a representar o Instituto noutros projetos. Mas, vamos por partes.

Novas tecnologias, serviços e patentes – uma mostra da investigação científica made at INESC TEC para a Europa
Foi no stand do INESC TEC que a equipa de investigadores teve a oportunidade de mostrar os mais recentes trabalhos de investigação na área de energia.
No que às tecnologias diz respeito, foram sete as escolhidas para sem apresentadas na Enlit Europe, cinco plataformas – RECreation, MOMENTO, FlexiHome, PREDICO, soLVer, uma wallbox – PlugTecAC, -, e uma gateway – DERway.
A tecnologia RECreation é uma plataforma de gestão para comunidades de energia renovável. A MOMENTO tem como objetivo otimizar no curto prazo dessistemas de armazenamento de energia. A plataforma FlexiHome serve para gestão da flexibilidade do consumo de energia elétrica a nível doméstico, seguindo as normas MODBUS RTU, OCPP e EEBUS, bem como interoperabilidade semântica baseada em ontologias como o SAREF. Por sua vez, a tecnologia PREDICO é uma plataforma de mercado para monetização de dados e previsão colaborativa de séries temporais. Por último, a plataforma soLVer oferece um conjunto de funcionalidades avançadas para caracterização, monitorização e controlo de redes de baixa tensão. No que diz respeito à PlugTecAC, trata-se de uma wallbox AC para veículos elétricos seguindo as normas IEC61851-1, ISO15118 e OCPP, habilitada para computação local. Já a DERway é um dispositivo para comunicação com inversores de produção fotovoltaica e baterias, traduzindo protocolos proprietários ou legados (Modbus, CAN, EEBus) e modelos (SunSpec) em formatos interoperáveis (baseados nas normas IEEE 2030.5 e OpenADR).
Em relação aos serviços, o INESC TEC destacou três para apresentar nesta edição do evento: simulação do mercado de eletricidade para, por exemplo, avaliar investimentos no sector elétrico, com apresentação do software CEVESA, estudos e consultoria na integração de produção renovável em redes elétricas, e formação avançada em sistemas de energia e mercados de eletricidade.
Nas patentes, destaque para duas: AC/DC H2 e sf-dsac (Symbolic Fast Dynamic Security Assessment and Control). A primeira patente diz respeito a um sistema de controlo síncrono e tolerante a falhas para eletrolisadores de sistemas de hidrogénio verde, em prol da estabilidade da rede elétrica. Já a segunda trata-se de uma solução interpretável, inovadora, com tecnologia de IA para análise de estabilidade de sistemas de energia e avaliação de segurança dinâmica.
Para além destas tecnologias, serviços e patentes, houve ainda espaço para apresentar o trabalho que o INESC TEC tem vindo a desenvolver no que ao software open-source – na área dos sistemas de energia – diz respeito, e ainda a infraestruturas laboratoriais que apoiam os investigadores do Instituto no desenvolvimento destas soluções, com especial destaque para o laboratório x-energy do INESC TEC, localizado no edifício sede, e onde são realizadas provas de conceito, testes e validação de tecnologias para redes elétricas inteligentes e para carregamento de veículos elétricos e o testbed da plataforma offshore da Aguçadoura, onde se realizam provas de conceito, testes e validação de tecnologias para produção de energia elétrica de base renovável.

A participação em workshops durante o evento
José Villar, investigador do INESC TEC na área de mercados de energia e gestão de comunidades energéticas com integração de energias renováveis, foi orador na sessão “Unleashing Flexibility: Buildings and Industry as Active Grid Player” do workshop regional da plataforma europeia de tecnologia e inovação ETIP SNET.
A representação noutros projetos
Em relação a outros projetos, destaque para a presença de Fernando Cassola, investigador do INESC TEC na área da computação centrada no humano e ciência da informação, no projeto europeu BLUE-X, e dos investigadores, na área de software confiável, Pedro Pereira e Adriano Maior, e dos investigadores, na área de sistemas de energia, Diogo Babo, Maria Francisca Almeida e Tomás Barosa Santos, que representaram o INESC TEC no stand do ATE.
Fernando Cassola esteve presente no stand da EUSPA (European Union Agency for the Space Programme) a representar o projeto Blue-X, onde foram demonstrados os resultados preliminares do projeto. Uma das apresentações feitas consistiu na demonstração da plataforma de apoio à decisão para os processos de instalação, manutenção, acompanhamento e descomissionamento de projetos “offshore renewable energy”, que incorpora uma ferramenta web e outra em ambientes imersivos XR com suporte para mobile e Apple vision pro.

Já Pedro Pereira e Adriano Maior, apresentaram, no stand do projeto ATE, a plataforma CLOUDIA4.eu, uma plataforma que permite a criação, deployment, e operação de workflows de processamento de inteligência artificial na cloud. Em concreto, permite simplificar a utilização de AI pelas entidades, facilitar a gestão dos seus ciclos de decisão e beneficiar de vários mecanismos de ingestão de dados de forma interoperável. Os principais interessados na plataforma são todas as empresas que desenvolvam serviços com processamento de dados, em particular, as utilities (empresas de energia). Os investigadores deram, não só a conhecer a plataforma, como também tiveram a oportunidade de a demonstrar a potenciais interessados nesta solução.
Quanto aos investigadores Diogo Babo, Maria Francisca Almeida e Tomás Barosa Santos, que também representaram o INESC TEC no stand do ATE com demonstração de várias tecnologias. Uma dela foi a “ferramenta para a otimização da gestão de energia em edifícios inteligentes”, que integra a previsão do consumo de energia e da produção fotovoltaica, através de um algoritmo de otimização que faz o escalonamento do funcionamento de um sistema de armazenamento de energia. O objetivo desta ferramenta é minimizar os encargos com a energia utilizada no edifício, tendo em consideração as previsões de consumo e autoprodução de energia e o preço de mercado da energia, enquanto mantém a operação do edifício. Esta ferramenta, apresentada por Tomás Barosa Santos, foi idealizada para ser facilmente redimensionável, podendo ser implementada em qualquer tipologia de edifício.
Já Maria Francisca Almeida e Diogo Babo apresentaram a solução que desenvolveram no âmbito do projeto ATE com a REMO (antiga Renewing – Mota Engil). Durante o evento, os investigadores mostraram o software que desenvolveram, e ao qual denominaram FleetChargeXpert, que consiste numa plataforma concebida para ajudar as empresas a gerir frotas elétricas, optimizar o carregamento e coordenar o uso de energia de forma mais eficiente, apoiando uma transição para uma mobilidade mais suave e sustentável. A ferramenta é capaz de otimizar a operação de um sistema de armazenamento de energia em bateria (BESS) e de produção fotovoltaica (PV), garantindo uma gestão mais eficiente da energia. Integra também uma plataforma para gestão das reservas de carregamento e da calendarização diária.
O balanço
De acordo com João Peças Lopes e Alberto Bernardo, coordenador e business developer – respetivamente – pela área de inovação ligada à energia dentro do INESC TEC, o balanço da participação é muito positivo. A manifestação de interesse por parte de atuais e potenciais novos parceiros, principalmente nas tecnologias foi elevada. Com destaque particular para o RECreation, PlugTecAC, FlexiHome e DERway, mas também pela patente AC/DC H2.
“Tivemos ainda a oportunidade de identificar novos potenciais parceiros, não só de negócio, mas também através da participação em projetos financiados”, explicam.
A próxima edição da Enlit decorre em Viena, Áustria, de 10 a 12 de novembro de 2026.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!