Reconhecido como o mais importante ponto de encontro europeu nas áreas da robótica e da inteligência artificial (IA), o European Robotics Forum decorreu em Estugarda, no final de março. O INESC TEC não faltou à chamada e exibiu projetos e demonstrou tecnologias em stand próprio, para além da apresentação de um artigo científico.
Sob o mote “Potenciar sinergias entre a robótica e a IA para uma Europa mais forte”, o 16.º European Robotics Forum, decorreu na Alemanha ao longo de três dias. O INESC TEC marcou presença no evento, com um expositor que permitiu a apresentação de projetos referência, como MomaFlex, Vine&Wines, SeaGuard, Drivolution, Produtech R3 ou Hi_reV, assim como a demonstração de soluções desenvolvidas na instituição.
Cumprindo um dos objetivos do evento – o de proporcionar uma plataforma para a demonstração de tecnologias inovadoras –, foi apresentado o Mobile Manipulator (MoMa) “Friday”, um robô desenvolvido para operar em ambientes industriais complexos; uma aplicação de realidade aumentada para programação intuitiva de robôs; e um modelo do submarino MARES AUV, equipado com uma câmara e um sonar para o fundo.
Ativo desde 2007, o MARES AUV foi desenhado para operações em águas costeiras, até 100 metros de profundidade, sendo conhecido pela elevada modularidade e adaptabilidade. Estas características permitem, por exemplo, acomodar sensores adicionais, garantindo-lhe flexibilidade para uma vasta gama de aplicações.
Para além desta representação, também João Pedro Souza, investigador da instituição, apresentou o artigo “Friday: The Versatile Mobile Manipulator”, realizado em colaboração com Artur Cordeiro, Pedro Dias e Luís Rocha. Durante a participação no evento, João Pedro Souza realizou um pitch sobre a solução explanada no artigo, que incluiu possíveis aplicações com contextos industriais reais.

O domínio da robótica do INESC TEC fez-se também representar no European Robotics Forum pelos investigadores Alfredo Martins, André Silva, Bruno Ferreira, Carlos Almeida, Filipe Neves dos Santos, João Graça Martins, Manuel Silva e Nuno Cruz. A primeira edição do European Robotics Forum aconteceu em 2010, contando com mais de 10700 participantes ao longo dos anos. Para além da discussão dos avanços tecnológicos, o evento visa a promoção de trocas de ideias, networking e colaboração entre a academia, indústria e sociedade.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm ligação ao INESC TEC, à UP-FEUP e ao IPP-ISEP.