Pelo segundo ano consecutivo, o INESC TEC une-se à Porto Business School (PBS) para organizar o evento da Associação Europeia de Gestão de Operações (EurOMA) ligado à sustentabilidade. A submissão de abstracts e para organização de workshops já estão abertas.
O EurOMA Sustainable Operations and Supply Chains Forum chega ao Porto em 2026, após uma edição online em 2025, também coorganizada pelo INESC TEC. Em linha com o compromisso ambiental do evento, o Fórum alterna entre formatos digitais e presenciais, promovendo práticas mais sustentáveis na sua organização. Sob o mote “Challenges for Regenerative Regenative Operations and Supply Chains in a ‘Polycrisis’ World”, o evento promete consolidar-se como uma das referências entre investigadores para a discussão de temas inovadores e de tendências na área da gestão de operações.
Mas não só de discussões se fará o evento. Segundo Ricardo Zimmermann, investigador do INESC TEC e um dos organizadores, pretendem-se gerar “contribuições práticas para a indústria e para a economia”, à luz de um tema que considera “muito atual e inovador”. Desafios como as alterações climáticas, instabilidade geopolítica, emergências sanitárias, fragmentação económica ou desigualdades sociais evidenciam as limitações dos modelos tradicionais de operações e das cadeias de abastecimento orientadas para a eficiência.
Trazer as abordagens regenerativas – tendo em vista o restauro, renovação e revitalização dos sistemas sociais e ecológicos – para o centro do debate é, por isso, urgente e um dos motivos pelos quais o evento da Associação Europeia de Gestão de Operações (EurOMA) se afirma como uma “excelente oportunidade” para investigadores, aponta Ricardo Zimmermann.
“O desenvolvimento de operações e cadeias de abastecimento com um impacto positivo no ambiente e na sociedade onde atuam é muito desafiador, mas também muito impactante para diferentes setores. Além disso, a complexidade que caracteriza a sociedade contemporânea e as ‘poli-crises’ que dela emergem serão alvo de reflexão”, antecipa o investigador.
Depois de em 2025 ter reunido participantes de mais de 25 países diferentes, a Porto Business School prepara-se para receber, nos dias de 16 e 17 de março do próximo ano, “investigadores de referência na área da Europa e de fora”. Uma das novidades que se pode esperar para a edição do próximo ano é a criação de dois prémios. O primeiro reconhecerá as investigações mais inovadoras e potencialmente disruptivas apresentadas durante o evento, enquanto o segundo destacará as práticas mais pioneiras para o ensino da sustentabilidade nas áreas de operações e gestão das cadeias de abastecimento.
O prazo para a submissão de abstracts decorre até 17 de outubro – com as contribuições para sessões de cocriação e apresentação de práticas de ensino a poderem ser submetidas até 14 de novembro. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.