Podem infraestruturas críticas comprometer a segurança e a resiliência de um país? A 9ª edição do Fórum INESC TEC do Outono vai debater o tema

A nona edição do Fórum INESC TEC do outono tem como tema “Infraestruturas críticas: segurança e resiliência”. O evento vai ter lugar no dia 12 de novembro, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As inscrições estão abertas até 1 de novembro aqui.

O que são infraestruturas críticas?

O termo infraestruturas críticas é utilizado pera definir sistemas, ativos e redes que são essenciais para o funcionamento de uma sociedade e da sua economia e que, se interrompidos ou destruídos, teriam um impacto significativo na segurança nacional, saúde pública e, por consequência, no bem-estar geral da população. Nesse sentido, a proteção destas infraestruturas é crucial para a resiliência e segurança de um país.

As infraestruturas podem ser de natureza física ou tecnológica e englobam setores como energia – eletricidade, petróleo e gás -, comunicações – telecomunicações, internet -, transportes – estradas, ferrovias, aeroportos -, águas – abastecimento e saneamento -, saúde – hospitais, sistemas de saúde -, e outros serviços fundamentais.

“Para discutir aspetos relevantes associados a esta problemática, o INESC TEC convidou um conjunto de especialistas de relevo – da comunidade nacional e internacional -, com o objetivo de melhorar o conhecimento e aumentar a sensibilização para questões que quer as transformações ambientais quer as tensões políticas colocam no centro do debate público”, explica Pedro Guedes de Oliveira, consultor da administração do INESC TEC e presidente da Comissão Organizadora do Fórum, desde 2015.

Assim, o Fórum INESC TEC do Outono – iniciativa anual com o objetivo de discutir temas de interesse nacional e fortemente influenciados pela ciência e tecnologia – vai contar, da parte da manhã, com dois keynote speeches, o primeiro internacional, feito por Bem Kutcha (National Grid, Reino Unido), e o segundo nacional, por José Manuel Costa (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil).

Na parte da tarde, são esperados dois painéis. O primeiro sobre infraestruturas físicas tecnológicas e o segundo sobre infraestruturas físicas. No primeiro painel, moderado por Clara Gouveia (administradora do INESC TEC), esperam-se contribuições de três instituições nacionais – ANACOM, E-REDES e CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança). No segundo painel, moderado por Teresa Sá Marques (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), são esperadas, novamente, contribuições de três empresas nacionais e de relevo nesta área – NAV Portugal, Águas de Portugal e Infraestruturas de Portugal.

Cabe ao jornal Público, enquanto media partner desta iniciativa desde a sua génese, fazer o wrap-up das discussões e ao Presidente do INESC TEC, João Claro, conduzir o encerramento, que se espera vir a ter a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Sobre o Fórum do Outono

O Fórum INESC TEC de Outono, que terá este ano a sua nona edição dedicada às infraestruturas críticas, é uma iniciativa anual que visa promover um espaço de discussão de temas de grande interesse para a economia e as políticas públicas e em que a ciência e a tecnologia têm um papel determinante.

O objetivo é juntar individualidades de relevo da comunidade nacional e internacional, colocando em confronto a sociedade civil, os agentes económicos, as entidades públicas, e representantes do sistema nacional de ciência e ensino superior, que nos possam trazer as suas contribuições, procurando valorizar o conhecimento e a qualificação dos recursos humanos, essenciais na promoção de um país mais coeso, mais desenvolvido e mais competitivo.

Mais informações disponíveis em https://forumdooutono.inesctec.pt/

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal