Propriedade intelectual junta INESC TEC e Universidade do Gana

O Instituto Europeu de Patentes (em inglês, EPO – European Patent Office) quer aproximar os gabinetes de transferência de tecnologia europeus e africanos para promover a inovação e a transferência de tecnologia, através da partilha de experiências, conhecimento e boas práticas. Com a iniciativa PATLIB Knowledge Transfer to Africa (KT2A), o EPO tem vindo a criar relações entre os dois continentes e, desta feita, foi a vez de juntar o INESC TEC e a KNUST – Kwame Nkrumah University of Science and Technology, uma universidade localizada em Kumasi, Gana.

“É um desafio muito interessante porque, apesar de termos algumas dificuldades em comum no que à comercialização de propriedade intelectual diz respeito, a solução para a resolução dessas mesmas dificuldades pode ser significativamente diferente, dadas as grandes diferenças de contexto”, avança Daniel Vasconcelos.

Segundo o responsável pelo Gabinete de Transferência de Tecnologia do INESC TEC (em inglês, TTO – Technology Transfer Office), o grande objetivo desta colaboração com a KNUST passa por fomentar uma sinergia, alicerçada na aprendizagem, na ajuda mútua e na criação de uma rede internacional com vista à resposta a grandes desafios societais.

Impulsionada pela rede PATLIB, dinamizada pelo EPO, a iniciativa KT2A aproxima organizações, numa lógica de twining, fazendo com que as equipas responsáveis pela gestão da propriedade intelectual possam interagir de modo informal para trocarem informação sobre o seu contexto, boas práticas e casos de estudo.

“É com grande entusiasmo e satisfação que damos o nosso contributo e que nos envolvemos na KT2A. O foco desta colaboração é o crescimento conjunto de ambas as equipas, através de ações de formação e mentoria – atividades que são centrais nesta iniciativa. Vamos ter a oportunidade de apoiar o crescimento do TTO da KNUST a partir da nossa experiência e do trabalho que temos vindo a desenvolver em matéria de propriedade intelectual. Por outro lado, vamos ter a possibilidade de aprender com a experiência dos colegas da KNUST, que trabalham num contexto diferente do nosso”, explica Daniel Vasconcelos.

A iniciativa KT2A foi lançada em 2022 para promover a inovação e a transferência de tecnologia, através da partilha de experiências, conhecimento e boas práticas da rede PATLIB, que é composta por mais de 300 instituições, entre elas o INESC TEC, distribuídas por 37 países europeus.

A Kwame Nkrumah University of Science and Technology é uma universidade pública, focada em ciência, tecnologia, engenharia e inovação. Localiza-se em Kumasi, a segunda maior cidade do Gana, e destaca-se pela forte ligação à investigação, transferência de tecnologia e empreendedorismo, tendo um papel ativo na área da propriedade intelectual, inovação e colaboração internacional.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal