ProSpec: Spin-off INESC TEC vence prémio de inovação EIT na categoria Raw Materials

Solução que pretende o desenvolvimento de sistemas de automação, combinando sensores espectrais e software próprio de análise, para caracterização e valorização de materiais venceu na categoria Raw Materials.

A ProSpec, spin-off do INESC TEC, é uma das grandes vencedoras dos EIT Innovation Awards 2025, uma iniciativa promovida pelo European Institute of Innovation & Technology (EIT) e que representa o culminar do programa de aceleração EIT Jumpstarter. Com 42 equipas na final, provenientes de 17 países e divididas por sete categorias, a ProSpec foi a que mais impressionou no grupo Raw Materials – arrecadando um prémio monetário de 10 mil euros. Para Nuno Azevedo Silva, supervisor e advisor da Prospec, a distinção é “mais um passo para a validação do potencial comercial das tecnologias” que têm vindo a ser desenvolvidas pela instituição “no âmbito da imagem espectral”. 

A participação da equipa na competição foi assegurada com a seleção para o programa de aceleração, o qual contou com 908 candidaturas provenientes de toda a Europa. Seguiram-se, aproximadamente, sete meses, de trabalho num projeto focado no “desenvolvimento de sistemas de automação que combina sensores espectrais e software próprio de análise”, explica Tomás Lopes, investigador do INESC TEC e CEO da ProSpec. “Estes sistemas permitem fazer a análise de materiais em tempo real, diretamente no local, sem necessidade de enviar amostras para o laboratório.” 

O trabalho desenvolvido nesta fase decorre do que já vinha a ser desenvolvido no domínio da Fotónica do INESC TEC, focado na espectroscopia a imagem hiperespectral, sempre em estreita colaboração com a indústria e com relevância crescente a nível europeu. Esta relação – com empresas como a Egitron, Sonae, Ba Glass ou Savannah Resources – permitiu, por exemplo, “identificar, no terreno, as limitações e oportunidades existentes no mercado”. Foi com base nesta análise que surgiu a solução tecnológica proposta, “capaz de responder a problemas reais de caracterização e valorização de materiais em contexto industrial”.  

Sobre a proposta apresentada na competição, a equipa de ProSpec destaca o evidente contraste que existe com a prática atual. De acordo com Tomás Lopes, na mineração, por exemplo, as amostras recolhidas no terreno são geralmente enviadas para laboratórios offsite, um processo que pode demorar dias e, consequentemente, causar atrasos nas decisões sobre o local a explorar ou quando parar – com o processo a ficar à responsabilidade de decisões humanas suscetíveis a erros. Com a ProSpec, estas análises “podem ser feitas in situ, em segundos, com recurso a espectroscopia multimodal e inteligência artificial (IA)”.  

“Acreditamos que, com este projeto, temos potencial de contribuir para uma indústria mais eficiente e sustentável, ajudando as empresas a recuperar valor e reduzir o impacto ambiental das suas operações”, aponta Tomás Lopes. 

Contributos para uma indústria mais eficiente, precisa e sustentável 

O projeto vencedor nos EIT Innovation Awards 2025, na categoria Raw Materials, é representativo da proposta de valor da ProSpec: soluções completas de hardware e software, personalizadas para desafios de caracterização de materiais em mineração e em fluxos industriais secundários. Com tecnologias assentes em imagem espectral – o que permite às máquinas “ver” – e em IA responsável, que as capacita para apoiar tomadas de decisão, as soluções estão organizadas numa lógica modular.  

Para além da classificação rápida e precisa, as soluções da ProSpec destacam-se ainda pela operação intuitiva e o cumprimento de regulamentações – com a abordagem a incluir modelos de serviço flexíveis, parcerias-piloto estratégias e a combinação de hardware integrado com software de IA escalável.  

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal