A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) nomeou, recentemente, as novas direções nacionais das três parcerias internacionais com universidades norte-americanas. No caso do Programa UT Austin Portugal, a coordenação passa a ser assumida por Rui Oliveira, Diretor do INESC TEC e docente na Universidade do Minho, e Rute André, docente na Universidade de Aveiro e investigadora no CICECO. As parcerias com a UT Austin, o MIT – Massachusetts Institute of Technology e a Carnegie Mellon University foram renovadas pelo Governo português até 2030 e contam, agora, com uma estrutura de missão, coordenada por José Manuel Mendonça, Presidente Emérito do INESC TEC.
Está lançada a quarta fase das parcerias internacionais da FCT, que acaba de nomear as novas direções nacionais. Rui Oliveira, que já coliderava o Programa UT Austin Portugal desde o início da sua terceira fase, em 2018, é agora anunciado codiretor, juntamente com Rute André. Os dois diretores nacionais vão trabalhar com uma equipa diretiva do lado da UT Austin, composta por John Ekerdt, enquanto investigador principal, e Marco Bravo e Fernanda Leite, como co-investigadores principais – uma equipa que se encontra envolvida na parceria há anos.
A par da mudança na direção, o Programa – cuja gestão tem estado a cargo do INESC TEC há mais de cinco anos – conta também com uma nova área de atividade: Energia. Assim, esta parceria entre a FCT e a UT Austin passa a centrar a sua atividade nas áreas de energias limpas, computação avançada, nanotecnologia e tecnologias espaço-Terra, reforçando o seu papel estratégico no desenvolvimento científico, tecnológico, de inovação e empreendedorismo do ecossistema nacional.
A nova fase das parcerias com as universidades norte-americanas, conforme anunciado pelo Governo português, é acompanhada por uma Estrutura de Missão, que visa orientar, supervisionar e alinhar a execução das parcerias com as prioridades das políticas públicas nacionais, maximizando o impacto para Portugal destes programas. A coordenação desta Estrutura de Missão foi assumida por José Manuel Mendonça, Presidente Emérito do INESC TEC.
No caso do programa MIT Portugal, a coordenação será feita por João Pedro Barreto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e Alexandre Ferreira da Silva, da Universidade do Minho. Inês Lynce, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e INESC-ID, e João Magalhães, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, assumem o programa CMU Portugal.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!