Fábio Azevedo foi o vencedor do prémio da Sociedade Portuguesa de Robótica para a Melhor Dissertação de Mestrado nacional em Robótica concluída em 2018, com o tema “Real-Time LiDAR-based Power Lines Detection for Unmanned Aerial Vehicles”, no âmbito do trabalho desenvolvido no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC e no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Este prémio foi conquistado ex-aequo com João Miguel Cartucho, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Robust Object Recognition Through Symbiotic Deep Learning In Mobile Robots”. No total foram recebidas oito candidaturas.
O trabalho endereçou o desenvolvimento de uma framework de processamento em tempo-real de dados provenientes de um LiDAR, com o objetivo de efetuar a deteção automática de linhas de média e alta tensão. A solução desenvolvida encontra-se integrada no drone de inspeção de ativos elétricos do INESC TEC como sistema de segurança durante o processo de inspeção autónoma.
Este prémio foi entregue durante o jantar da conferência ICARSC 2019 – Conferência Internacional de Sistemas Robóticos Autónomos e Competições 2019, que decorreu entre os dias 24 e 26 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Trata-se de um evento anual que decorre em Portugal e onde é a dada a oportunidade a investigadores nacionais e internacionais, na área da Robótica, de apresentarem os resultados de investigação mais recentes.
Os investigadores do INESC TEC responsáveis pela organização do Festival Nacional de Robótica e da ICARSC 2019 foram António Paulo Moreira, Cláudia Rocha, Manuel Silva, José Lima e Pedro Costa, respetivamente, coordenador e investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP, ao P.Porto-ISEP e ao IPB.