Conheça a ENSICO

A ENSICO  pretende apostar no ensino das Ciências da Computação nas escolas portuguesas, apoiando a criação de práticas inovadoras na era digital, através de novas ferramentas de ensino, de materiais e de software de aprendizagem.

Estivemos à conversa com Luís Neves, um dos fundadores e membro da direção executiva da ENSICO, que vê no INESC TEC um parceiro de excelência nesta iniciativa.

ENTREVISTA

Como surgiu a parceria entre a ENSICO e o INESC TEC?

A parceria entre a ENSICO e o INESC TEC nasce, verdadeiramente, no já longínquo ano de 1992, ano em que se inicia a atividade do grupo 2361 do INESC Braga. Desde aí, e muito especificamente durante a implementação do projeto EUREKA SOUR!379, entre 1992 e 1994, nasce a forte convicção de que não só a metodologia aí testada é eficazmente aplicável a grandes projetos de engenharia de software, como também que essa base metodológica, fortemente alicerçada no domínio algébrico da matemática, deveria servir de base à inclusão do ensino da computação no seio das competências nucleares que qualquer jovem deve adquirir durante a sua permanência nos vários ciclos de ensino de nível K-12.

Quais são os objetivos principais que unem as duas instituições?

O primeiro e fundamental é o de ambas encararem o desenvolvimento de software como uma verdadeira engenharia e, enquanto tal, promovem o seu ensino, quer ao nível do básico e secundário, quer ao nível universitário e pós-universitário, enquanto domínio científico. Um segundo objetivo consiste no entendimento de que a computação deve ser ensinada desde tenra idade, mas que o seu ensino deve estar fortemente alicerçado na criatividade, na aprendizagem da língua materna, na capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da linguagem matemática e no conhecimento da história. E que não deve, de forma alguma, subtrair ou substituir o ensino de tópicos essenciais da matemática, já que esta é, em última análise, a sua “alma mater” (“computação = matemática em movimento”).

Quais são os principais resultados desta colaboração?

Toda a matriz curricular, que inclui a planificação e o desenvolvimento do corpo de conhecimento para o ensino da computação de nível K-12, tem vindo a ser desenvolvida, através desta colaboração estreita com o INESC TEC, envolvendo diretamente o seu principal impulsionador e mentor, Prof. José Nuno Oliveira, cuja génese do movimento teve o seu início no seio do INESC no início dos anos 90, conforme anteriormente referido. Um outro resultado particularmente importante desta colaboração consiste na produção do conjunto de materiais e plataformas de apoio às aulas, nomeadamente slides, atividades realizadas com papel e lápis e em computador, estas últimas utilizando a plataforma Jupyter. O software, em Haskell, necessário à gestão e produção, em vários formatos, da vasta quantidade de materiais pedagógicos a partir de fontes markdown, tem vindo também a ser criado e desenvolvido no âmbito desta colaboração.

Como avalia a experiência com o INESC TEC?

O INESC TEC tem sido parceiro do projeto ENSICO desde a primeira hora, através de uma prestação de serviços contínua e unipessoal. A experiência tem sido extraordinariamente positiva e em linha com a excelência que tem pautado um variado e longo âmbito de colaborações envolvendo o Prof. José Nuno Oliveira, enquanto membro do INESC TEC.

Em que áreas o apoio do INESC TEC tem sido mais relevante para ultrapassar esses desafios?

O apoio do INESC TEC tem vindo a focar-se no desenvolvimento de conteúdos e de manuais de apoio ao desenvolvimento curricular. Tem, por isso, vindo a incidir muito especificamente nas questões metodológicas e pedagógicas inerentes ao facto de estar a ser desenvolvido um corpo disciplinar de raiz.

Que papel espera que a ENSICO e o INESC TEC possam desempenhar na próxima década nesse domínio?

É ambição da ENSICO tornar-se uma referência mundial no ensino da computação de nível K-12. Para isso, é fundamental e crítica a credibilidade dos parceiros que têm vindo a colaborar neste ambicioso projeto desde o momento da sua conceção. Espera-se, assim, que o papel e colaboração do INESC TEC se reforcem, quer ao nível das decisões governamentais, quer ao nível da internacionalização deste movimento, por forma a atingir os níveis de excelência que todos desejamos quando projetarmos os frutos desta colaboração estratégica nos próximos 10 anos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal