Conheça a Limetools

Estivemos à conversa com a Limetools, um dos parceiros do projeto europeu FEEdBACk (Fostering Energy Efficiency and Behavioural Change through ICT), para conhecer o trabalho colaborativo que realizou com o INESC TEC. O projeto FEEdBACk teve como objetivo principal desenvolver tecnologias que permitam que os consumidores utilizem energia de forma mais eficiente e lançou a app ECOPlay.

Qual a ligação entre a Limetools e o INESC TEC?

A Limetools e o INESC TEC foram parceiros no âmbito do projeto FEEdBACk, financiado pela EU. 

Quais são os principais resultados desta colaboração? 

Até ao momento, a nossa colaboração com o INESC TEC foi única e exclusivamente no âmbito do projeto FEEdBACK, mencionado acima. Este projeto visa compreender as mudanças de comportamento entre os consumidores de energia a nível europeu, incentivando-os a jogar e a interagir com jogos e questionários online – que envolvem mostrar-lhes factos sobre o consumo de energia, bem como exemplos de comportamentos positivos ou negativos. Sabemos, graças à nossa abordagem teórica baseada na teoria social cognitiva, que a mudança de comportamento pode ocorrer e ser tornada permanente, se ajudarmos as pessoas a perceber de que forma outros se comportam – podendo, assim, modelar comportamentos e mostrar de que forma podem melhorar. A equipa do projeto apoia os cidadãos que integram três grupos principais: em Portugal, Barcelona (Espanha) e Lippe (Alemanha). Está prevista a nossa intervenção junto de dois outros grupos, de académicos e estudantes: em Neuchâtel (Suíça) e Amesterdão. O nosso objetivo passa por analisar os hábitos e os comportamentos em termos de consumo de energia, relatados pelos jogadores (antes e depois da nossa intervenção), para determinar se a nossa abordagem provoca uma mudança mais permanente e conseguimos alcançar um maior número de perfis de consumo sustentável de energia. 

Como avalia a sua experiência junto do INESC TEC? 

O INESC TEC é um instituto de investigação com um elevado nível de profissionalismo; poder ter tido a oportunidade de trabalhar com eles permitiu-nos compreender alguns dos fatores comportamentais que influenciam o consume de energia nas comunidades que analisamos, bem como entre os cidadãos portugueses e europeus. Assim, foi-nos possível juntar a nossa experiência – em interação baseada em media digitais e respostas comportamentais – às competências em termos de engenharia e desenvolvimento de aplicações e comunicações do INESC TEC. Foi uma situação vantajosa para ambas as partes e para os outros parceiros do projeto FEEdBACk. 

O que mais valoriza nesta colaboração? 

À medida que caminhamos para um mundo onde o fornecimento de energia com elevados níveis de emissão carbónica é visto como algo de muito negativo para o planeta, é óbvio que qualquer ação realizada, na próxima década, para reduzir o consumo de energia de fontes não-renováveis é uma solução positiva para toda a sociedade. Assim, devemos evoluir a uma velocidade sem precedentes para reduzir o nosso impacto no planeta, nomeadamente no que diz respeito ao consumo excessivo de energia (em casa, no trabalho ou mesmo na estrada). Aliar as competências do INESC TEC às da Limetools, de forma única, visa contribuir para um futuro melhor para a sociedade, em termos de consumo de energia. Assim, torna-se possível ajudar as pessoas e as famílias a poupar energia, contribuindo para benefícios económicos nos vários níveis de intervenção das entidades governamentais– tendo em conta a prestação de serviços aos cidadãos e à indústria no contexto europeu, e mesmo a nível mundial. Para tal, devemos trabalhar em conjunto, procurando soluções para problemas relacionados com consumo de energia e a nossa pegada de carbono. Esperamos poder continuar a trabalhar com o INESC TEC, para alcançar estes objetivos no futuro próximo. 

O que podemos esperar da Limetools ao longo dos próximos tempos? 

A Limetools visa desenvolver ainda mais a aplicação ECOPlay, desenhada no âmbito do projeto FEEdBACk; utilizámos esta ferramenta para educar os cidadãos sobre comportamentos e decisões relacionadas com o consumo de energia. A Limetools irá trabalhar com parceiros e outros intermediários da cadeia de fornecimento de energia para introduzir o ECOPlay no mercado – inicialmente, no Reino Unido, e depois nos países de outros parceiros da UE (que integrem o consórcio FEEdBACk e não só). 

Dados recentes indicam que existem fortes drivers – tanto na indústria, no setor público como a nível individual e dos cidadãos – para alterar o comportamento em termos de consumo de energia. Trata-se de um resultado das pressões sociais e económicas, relacionadas com as alterações climáticas e o bem-estar das comunidades, e do facto de todos os setores da sociedade sentirem-se “obrigados” a reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono (particularmente, se pensarmos em fontes de energia não renováveis). Além disso, existem trâmites legais nos setores privado e público para demonstrar os esforços realizados para alcançar as metas traçadas, em termos de consumo de energia e pegada carbónica. 

Assim, o projeto FEEdBACk permitiu à Limetools – uma PME baseada no Reino Unido – lançar um produto/serviço que visa responder aos atuais níveis de procura, e que, esperamos, irá gerar lucros significativos – como solução on-demand ou integrada. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal