Conheça o AIST

O National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST), uma das maiores organizações públicas de investigação no Japão, foca-se na criação e na realização prática de tecnologias úteis para a indústria e a sociedade japonesa e atua como uma ponte entre as inovações tecnológicas promissoras e a respetiva comercialização.

Estivemos à conversa com Jason Haga, investigador responsável de investigação do AIST, com quem o INESC TEC tem vindo a fortalecer colaboração nos últimos anos.

 

 

Como começou a colaboração entre o AIST e o INESC TEC?
A colaboração entre o National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST) e o INESC TEC começou em 2019. Esta parceria desenvolveu-se a partir de encontros em vários fóruns internacionais para discutir interesses comuns em computação avançada, computação de alto desempenho (HPC) e visualização imersiva. Temos mantido, de forma consistente, esta ligação – através de reuniões periódicas, visitas de investigadores e estudantes, e publicações conjuntas. 

 

Ambas as instituições assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em 2020. Quais são os principais resultados deste acordo de cooperação científica?
Acolhemos o João Paulo, investigador do INESC TEC, no início de 2020, para dar início às atividades de investigação no âmbito do nosso MoU. Os principais resultados incluem várias publicações em conferências de topo como a FAST, IPDPS e Supercomputing. O AIST acolheu quatro estudantes, bem como várias visitas de investigadores ao longo dos últimos cinco anos. O nosso MoU foi renovado em janeiro de 2025 por mais cinco anos, o que demonstra a natureza dinâmica desta colaboração. Estamos bastante entusiasmados por realizar mais atividades no futuro. 

 

Como avalia a sua experiência com o INESC TEC?
A parceria com o INESC TEC continua a ser muito bem-sucedida; os investigadores possuem um conhecimento profundo e abrangente sobre conceitos de armazenamento definido por software, e ajudam-nos a compreender a gestão de cargas de trabalho em HPC. Além disso, as capacidades de disseminação e de criação de redes de contacto do INESC TEC permitiram expandir a nossa rede na UE, apoiando-nos na organização de diversas iniciativas internacionais. 

 

O que valorizam nesta experiência com o INESC TEC?
A ciência informática é, cada vez mais, uma atividade colaborativa, dado o ritmo acelerado da investigação e desenvolvimento em grandes modelos de IA fundacionais. Neste sentido, o INESC TEC proporciona uma importante pool de talento: estudantes de licenciatura e pós-graduação. Isto representa várias oportunidades para os estudantes contribuírem para projetos de investigação concretos, e para os investigadores formarem a próxima geração de especialistas. 

 

O que podemos esperar do AIST nos próximos anos?
O AIST visa continuar a colaborar com várias instituições a nível mundial, de forma a manter e reforçar as nossas ligações colaborativas. Lançámos, recentemente, o nosso supercomputador ABCI 3.0, que ficou classificado em 15.º lugar no ranking global Top500. Com o supercomputador Deucalion, no qual o INESC TEC participa, esperamos continuar a trocar informações e boas práticas nas áreas de HPC e computação avançada. Iremos também contribuir conjuntamente para iniciativas internacionais relevantes: CENTRA e Trillion Parameter Consortium, por exemplo.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal