O German Aerospace Center (DLR) é um centro de I&D alemão, que realiza atividades de investigação e desenvolvimento nas áreas da aeronáutica, espaço, energia, transportes, segurança e digitalização.
- Nome: Max Friedrich
- Nome da organização: German Aerospace Center (DLR)
- Áreas de negócio: investigação aeroespacial, energética e de transportes
- Função na organização: Investigador Associado
- Responsáveis no INESC TEC: Hélder Fontes
- Nome do projeto: ResponDrone
Entrevista
- Qual é a ligação entre o DLR e o INESC TEC?
A ligação entre o German Aerospace Center (DLR) e o INESC TEC decorreu no âmbito do projeto ResponDrone, financiado pelo H2020, e coordenado pelo DLR. O projeto visou desenvolver e testar uma plataforma de contextualização situacional com recurso a drones. Esta plataforma foi desenvolvida para apoiar as equipas de emergência, permitindo respostas mais eficazes e céleres em contextos de desastres naturais de grande escala. O INESC TEC foi um dos principais parceiros do consórcio, que lançou as bases para esta colaboração.
- Quais são os principais resultados desta colaboração?
A trabalho entre o DLR e o INESC TEC produziu resultados bastante positivos. O INESC TEC desenvolveu, integrou e testou, com sucesso, uma carga útil de comunicação desenhada para ser instalada em drones. Esta solução permite o acesso à Internet em regiões remotas, durante situações de calamidade, onde a conectividade é, muitas vezes, uma “tábua de salvação” para os esforços de comunicação, coordenação e socorro. Esta ferramenta demonstrou a competência técnica e as capacidades inovadoras do INESC TEC.
- Como tem sido a experiência com o INESC TEC?
A experiência com o INESC TEC tem sido francamente positiva. A equipa do INESC TEC é altamente qualificada, e muito acessível, tornando a nossa parceria muito produtiva e agradável. O trabalho entregue pelo INESC TEC cumpriu ou excedeu os padrões de qualidade esperados. As tarefas foram concluídas no prazo indicado, e os relatórios foram enviados dentro dos limites acordados. Tal facto foi muito importante para os esforços que ambas as instituições desenvolveram.
- O que valoriza nesta colaboração?
O DLR valorizou, principalmente, a cordialidade dos membros da equipa e a eficiência na submissão de resultados. Os parceiros do projeto podem sempre contar com o INESC TEC, dada a elevada qualidade do seu trabalho e rapidez na produção do mesmo.
- O que podemos esperar nos próximos anos do DLR?
No que diz respeito ao futuro, esperamos que o DLR possa continuar a desempenhar um papel importante em diferentes atividades de investigação relacionadas com a melhoria da gestão de desastres naturais – nomeadamente, através do uso de drones automatizados e metodologias de fusão de sensores. Isto reflete o compromisso do DLR em melhorar as capacidades dos veículos aéreos não tripulados na resposta dada em catástrofes. Além disso, o DLR irá levar a cabo atividades de investigação relacionadas com a integração segura de drones em espaços aéreos controlados, tendo em conta os desafios em termos de regulamentação e de segurança associados aos sistemas aéreos não tripulados. Além disso, o DLR irá focar-se na gestão eficiente, segura e centrada no ser humano de missões de pronto-socorro, e na operação de vários drones. O objetivo passa por tornar a utilização de drones mais prática e benéfica, tendo em conta uma vasta gama de aplicações – nas quais se inclui a gestão de situações de desastres.