A comunidade INESC TEC voltou a fechar 2024 a apoiar causas sociais, desta vez, os colaboradores do Instituto escolheram apoiar duas instituições: a Associação Vida Norte (que já tinha sido escolhida em 2023) – através do edifício sede – e a Cruz Vermelha Portuguesa – através do seu polo de Braga.
A Associação Vida Norte apoia grávidas e bebés em situações de fragilidade, nos distritos do Porto e Braga. Em 2023, o INESC TEC tinha apoiado a delegação de Braga, pelo que, em 2024, a delegação escolhida foi a do Porto. Ao todo, foram entregues 90 produtos, incluindo fraldas, toalhitas, soro fisiológico, papas para bebé, leites adaptados e artigos pós-parto.
“Desta forma, continuaremos a apoiar as mais de 100 famílias que mensalmente acompanhamos”, escreveu Maria do Carmo Pinto de Abreu, uma das representantes da delegação do Porto da associação, numa mensagem de agradecimento enviada.
Semanas antes deste donativo, um grupo de nove colaboradores do INESC TEC tinha escolhido apoiar esta associação no âmbito das ações do Dia Internacional do Voluntariado.
No que diz respeito à Cruz Vermelha, e já durante o mês de janeiro, os bens recolhidos em Braga foram entregues no Centro de Alojamento Temporário Dr. Francisco Alvim, que tem como objetivo disponibilizar acolhimento temporário a pessoas adultas em situação de carência, apoiando-as na elaboração de um projeto de vida e apoio na reinserção socioprofissional.
No total, foram entregues cerca de 70 produtos alimentares, higiene pessoal e peças de vestuário.
“A entrega de donativos como estes, permite às instituições, como a Cruz Vermelha Portuguesa, cumprir sua missão humanitária, proporcionando recursos materiais essenciais para ajudar as pessoas que mais precisam, de maneira eficiente e direta. Com estes donativos, conseguiremos satisfazer necessidades básicas dos beneficiários dos vários serviços que desenvolvemos, nomeadamente da área de emergência social, promovendo a dignidade humana”, diz Rosana Barros, Responsável de Recursos Humanos e Voluntariado da Delegação de Braga da Cruz Vermelha.