Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no IPO-Porto, Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), Hospital de S. João, Movimento de Defesa pela Vida (MDV) e Seminário Cristo Rei – foram estas as cinco instituições apoiadas pelo INESC TEC no Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de dezembro. O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído em dezembro do ano de 1985 pela Organização da Nações Unidas (ONU), com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário feito em todo o mundo.
O INESC TEC – através da Comissão Técnica para a Responsabilidade e da Comissão para a Diversidade e Inclusão – lançou aos colaboradores o desafio de indicarem instituições onde gostavam de fazer voluntariado. Nesse sentido, foram contactadas várias instituições e, no final, foi possível realizar ações no Dia Internacional do Voluntariado nestas cinco entidades.
Cerca de 20 colaboradores partiram do edifício sede do INESC TEC na tarde de dia 5 de dezembro para as diferentes instituições.
No Centro da LPCC, localizado no IPO-Porto, as voluntárias do INESC TEC apoiaram na Feira de Natal, ajudando na criação de produtos de artesanato, que está a ser promovida pela instituição como mais uma das formas de angariação de fundos financeiros e também no acompanhamento de idosos a casa através de uma carrinha da LPCC. Em 2021, a LPCC disponibilizou mais de 1,5M€ para aquisição de medicamentos, próteses, transporte para consultas e tratamentos e alimentação dos doentes mais carenciados, envolveu quase 20 mil voluntários, acompanhou mais de 4 mil doentes em centros de dia, entre outras atividades. Há várias formas de ajudar a LPCC, nomeadamente como voluntário/a, através de donativos, através de parcerias ou até mesmo através da consignação de 0,5% do IRS. Todas estas, e outras informações, estão disponíveis no website da Liga Portuguesa Contra o Cancro: https://www.ligacontracancro.pt/ .
Já os voluntários que se deslocaram até ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) prestaram apoio na arrumação de espaço, triagem de roupa e preparação de roupa para ser distribuída aos mais necessitados. Em 2021, o CASA conseguiu tirar 110 pessoas da rua e distribuiu perto de 600 mil refeições quentes. Há várias formas de ajudar esta instituição, quer através de voluntariado – ajudando no terreno ou nas áreas operacionais do centro -, quer através de donativo financeiro, de bens ou materiais. As atividades do CASA estão todas descritas na página web da instituição, em: https://casa-apoioaosemabrigo.org/ . Neste momento, a instituição tem uma forte carência de produtos de higiene pessoal.
No Hospital de S. João, os voluntários do INESC TEC tiveram a oportunidade de conhecer toda a nova ala pediátrica da instituição e de ajudar os utentes nas consultas externas, a fazerem o respetivo registo e a indicarem os locais de espera das consultas. A Associação Voluntariado do Hospital de S. João tem mais de 30 anos e é composta por um corpo de voluntários que apoiam os doentes do hospital, com o objetivo de humanização como forma de abertura à comunidade. Foram estes voluntários que receberam o grupo de colaboradores do INESC TEC que se deslocou a esta instituição. Há várias formas de ajudar esta associação, nomeadamente através de donativos (financeiros ou em bens), de associado efetivo, voluntariado pessoal ou voluntariado corporativo. Todas estas informações estão disponíveis no website da Associação: https://www.voluntariado-hsjoao.pt/index.php .
As voluntárias do INESC TEC que estiveram na instituição Movimento de Defesa pela Vida ajudaram os elementos da equipa a nível informático, nomeadamente com configurações de contas Dropbox, Google Drive, apoio na construção de formulários Google Forms, apoio na gestão de notificações de várias aplicações instaladas no computador e apresentação de ferramentas de edição de imagem para que possam utilizar na divulgação de algumas das iniciativas da MDV. A MDV, fundada em 1977, desenvolve o seu trabalho em quatro áreas: planeamento familiar, orientação e intervenção familiar, promoção do emprego e inclusão social e promoção da saúde mental. É possível ajudar através de donativos financeiros, via página web da instituição: https://www.mdvida.pt/donativos.php .
Por último, o grupo de voluntários do INESC TEC que passou a tarde no Seminário Redentorista de Cristo Rei ajudou numa aula de português para refugiados e na mudança e arrumação de duas salas. Uma das salas é o local de brincar das crianças que lá vivem atualmente e a outra – graças a esta ajuda prestada – será a nova sala de convívio para os refugiados acolhidos pelo Seminário. Desde a invasão da Ucrânia no início do ano, o Seminário tem acolhido muito refugiados ucranianos nas suas instalações. Neste momento, o Seminário Redentorista de Cristo Rei, que faz parte da rede JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados em Portugal, acolhe perto de uma centena de pessoas provenientes maioritariamente da Ucrânia, mas também de outros países como Marrocos Quem quiser fazer voluntariado neste Seminário pode contactar diretamente através da página de Facebook, aqui: https://www.facebook.com/profile.php?id=107158129371757&paipv=0&eav=AfZzOU1XhaeshAaXEgcQCcQO_m8q9sVZg2S8BpaFPTmxswluo4Eg6tpi7CobfqhM1oI&_rdr. Atualmente, o Seminário está a precisar de charriots para organização de donativos de roupa.