Os investigadores do INESC TEC vão, ao longo de 2024, levar Ciência ao Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, em particular ao seu serviço de pediatria.
O objetivo? Despertar nas crianças que estão internadas, em tratamento, nesta instituição a curiosidade para o mundo da ciência, através da partilha do trabalho diário que é feito no INESC TEC. O desafio? Dinamizar sessões de cariz pedagógico e interativo para estas crianças.
A primeira sessão decorreu em fevereiro e contou com a colaboração de investigadores do INESC TEC, na área da robótica. Os investigadores André Dias, Diana Viegas e Sara Costa Freitas apresentaram às crianças o Robot NAO, mostrando-lhes, primeiro, os sensores do robô e, depois, dinamizando uma atividade que lhes permitiu partilhar conceitos básicos de robótica e programação. A atividade de programação foi feita com recurso ao jogo Super DOC, da Clementoni, e depois através dos dispositivos micro:bit e tiny:bit. No final, para as crianças mais crescidas, foi deixado um pequeno desafio de programação, estimulando-as a prosseguir com o trabalho realizado durante a sessão.
Esta iniciativa está a ser conduzida pelo INESC TEC no âmbito da sua Comissão Técnica para a Responsabilidade Social. Estima-se que as sessões decorram de três em três meses, abordando as diferentes áreas de atuação da instituição.