INESC TEC volta a apoiar instituições no Dia Internacional do Voluntariado

Mais de 30 colaboradores do INESC TEC associaram-se à celebração do Dia Internacional do Voluntariado, no dia 5 de dezembro, para apoiar seis instituições da região Norte do país:  Associação Vida Norte, Banco Alimentar, Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), Hospital de S. João, Porta Solidária e a REFOOD.  

O INESC TEC – através das suas Comissões para a Responsabilidade Social e para a Diversidade e Inclusão – voltou a lançar um desafio aos colaboradores, para que indicassem instituições onde gostavam de fazer voluntariado. O objetivo era o de celebrar o Dia Internacional do Voluntariado, instituído em dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU), de modo a incentivar e valorizar o serviço voluntário feito em todo o mundo.

Assim, entre as 14h00 e as 20h00, mais de 30 colaboradores do INESC TEC partiram em direção a seis instituições.

Na Associação Vida Norte, polo de Braga, o grupo de voluntários do INESC TEC ajudou a arrumar e a organizar o stock de donativos que havia nas instalações e que vão agora ser preparados para serem distribuídos no Natal pelas famílias apoiadas por esta instituição. Esta associação apoia grávida e bebés em situação de fragilidade, nos distritos do Porto e Braga, pelo que o stock era, maioritariamente composto, por produtos como papas, leites de fórmula, cremes muda fraldas, toalhitas, fraldas, entre outros. A Associação referiu que 2023 foi um ano atípico, uma vez que os donativos recolhidos na campanha de Natal do ano anterior, que normalmente suprime necessidades até setembro, começou a manifestar carências em maio. Para além de artigos para bebés e grávidas, a instituição também aceita produtos de higiene feminina. A Associação Vida Norte foi a instituição escolhida pelos colaboradores do INESC TEC, em 2023, para apoiar na campanha de Natal.

Associação Vida Norte

Já o grupo de voluntários que se deslocou às instalações do Banco Alimentar, em Perafita, ajudou na organização de stocks dos donativos que advieram da megacampanha que a instituição tinha feito, a nível nacional, uns dias antes. Alguns dos voluntários trataram do ensacamento de centenas de produtos, como arroz, massa, bolachas ou cereais, enquanto outros estiveram responsáveis pela produção de cabazes para serem entregues às mais de 300 instituições que o Banco Alimentar apoia, só no distrito do Porto.

Banco Alimentar

No CASA, o grupo de voluntários do INESC TEC ajudou a embrulhar presentes para serem distribuídas, no Natal, pelos sem abrigo, apoiados por esta instituição. É o segundo ano que o INESC TEC faz voluntariado nesta instituição. O CASA foi também a instituição apoiada, em 2022, pelo INESC TEC na campanha de Natal. Há uma grande carência de voluntários em agosto, pelo que quem tiver interesse pode entrar, diretamente, em contacto com a instituição: https://casa-apoioaosemabrigo.org/ .

CASA

Foi também o segundo ano em que o INESC TEC realizou uma ação de voluntariado no Hospital de S. João, organizada, em conjunto, com a Associação Voluntariado do Hospital de S. João.  O grupo do INESC TEC apoiou os voluntários do Hospital no acesso dos utentes às consultas externas. Há várias formas de ajudar esta associação, nomeadamente através de donativos (financeiros ou em bens), de associado efetivo, voluntariado pessoal ou voluntariado corporativo. Todas estas informações estão disponíveis no website da Associação: https://www.voluntariado-hsjoao.pt/index.php .

Hospital de S. João

A Porta Solidária recebeu dois turnos de voluntários do INESC TEC. No primeiro turno, o grupo ajudou a preparar kits de refeições frias, a serem distribuídos nessa mesma noite. No segundo turno, o grupo ajudou a servir refeições quentes e lavou louça. Esta instituição garante mais de 400 refeições diárias (com exceção de sábados), tudo à base de donativos e trabalho voluntário. Uma forma de apoiar a Porta Solidária é, precisamente, através da entrega de bens alimentares que possam ser utilizados para confecionarem as refeições. Aceitam voluntários o ano inteiro, a qualquer hora entre as 15h e as 20h, para ajudar na preparação dos kits, do espaço e/ou das refeições.

Por último, na REFOOD, os voluntários do INESC TEC deslocaram-se a um dos centros que a instituição tem em Vila Nova de Gaia, onde conseguiram perceber toda a dinâmica por detrás das atividades que realizam. Este movimento resgata toneladas de boa comida com o objetivo de eliminar o desperdício e, ao mesmo tempo, alimentar aqueles que mais precisam. Uma das tarefas onde a REFOOD tem menos voluntários é na recolha de bens alimentares juntos dos restaurantes e supermercados, uma vez que a maioria dos voluntários não tem carro próprio. Há também uma carência grande de embalagens (exemplos de bens que fazem falta e podem ser doados: caixas de gelado, sopas, marmeladas, entre outras) para poderem entregar os alimentos às famílias que acompanham.

REFOOD

“O feedback obtido pelos colaboradores que participaram nesta ação de voluntariado foi muito positivo. Percebemos que há um interesse cada vez maior em participar ativamente neste tipo de atividades para além daquelas que são promovidas pela própria instituição. Temos já pessoas a organizarem-se, individualmente e/ou em grupo, de forma a dar continuidade ao trabalho que fizeram nesta tarde. Em 2024 esperamos conseguir organizar mais ações deste género”, referem as Comissões para a Responsabilidade Social e para a Diversidade e Inclusão.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal