INESC TEC Science Bits – Episódio 41
Convidada: Sara Martins, investigadora do INESC TEC e docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto
Palavras-chave: cadeias de abastecimento, prazos de validade, análise do comportamento do consumidor, tomada de decisão, colaboração, sustentabilidade
Costuma comprar iogurtes? Então, não pode deixar de ouvir este episódio do Science Bits, porque descodificamos, bit a bit, o impacto que a análise do consumidor pode ter no processo de tomada de decisão – decisão essa que pode contribuir para evitar o desperdício alimentar.
Na viagem entre a prateleira e o cesto das compras, tem por hábito verificar o prazo de validade dos iogurtes? A data que aparece na embalagem já o fez pensar se deveria deixá-los na prateleira ou levá-los para o seu frigorífico? Sabia que as decisões que tomamos, nessas alturas, isto é, o nosso comportamento enquanto consumidores, uma vez analisado, pode ajudar os retalhistas a definir, por exemplo, políticas de descontos, para garantir que o produto é escoado e não há desperdício?
Neste episódio do Science Bits, vamos conhecer o projeto BeFresh, que traz um contributo inovador para as comunidades científica e empresarial ao estudar e propor a flexibilização do critério MLOR (Minimum Life On Receipt). Que influência tem a validade dos alimentos na nossa tomada de decisão? Que impacto pode ter essa decisão no funcionamento das cadeias de abastecimento? Será possível, a partir da análise do comportamento dos consumidores, apoiar retalhistas e produtores na definição de estratégias que beneficiem toda a cadeia? É o que vamos descobrir nesta conversa com Sara Martins, investigadora do INESC TEC e docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.